x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 6.691

Devolução de Venda para Entrega Futura

Marília Costa

Marília Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:27

Bom dia!!

Em uma Venda para entrega futura.
Emiti uma NF para meu cliente de Simples Faturamento CFOP 5.922, para que ele comprovasse a compra na empresa dele, e posteriormente enviaríamos a mercadoria juntamente com a NF de Remessa de entrega futura CFOP 5.116.
Acontece que por algum motivo meu cliente desistiu da compra antes de emitirmos a NF de Remessa e quer nos devolver a NF de simples faturamento, e não podemos cancelar a NF pq já passou o prazo p cancelamento.

Alguém sabe me orientar como proceder nesse caso?
Ele deve emitir NF de devolução ou tem outra tratativa para esta operação?

Ressalto que não teve NF de remessa, ou seja, ele não recebeu a mercadoria.

Marília Costa
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 20:59

Como ultrapassou a data limite de cancelamento seria sensato sim pedir ao seu cliente, caso ele tenha inscrição estadual, que emita uma nota de devolução de compra mencionando em informações complementares o número da Danfe de sua empresa e a natureza da operação.

Cara Tatiana, é aconselhavel uma empresa somente emitir danfe própria a titulo de entrada, caso seu cliente seja pessoa fisica ou não tenha inscrição estadual.

Driele Zanella

Driele Zanella

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 14:41

Minha dúvida é parecida.
Mas se a empresa no caso tivesse emitido a Remessa de Venda futura (CFOP 5.117) com a entrega das mercadorias, e seu cliente quisesse devolver ele teria que emitir duas notas de devolução?
Uma para devolver a remessa (5.117) e outra devolver a veda (5.922) ?

Driele  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade