x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 635

Livro de Inventario

Antonia

Antonia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 14:23

Boa tarde! Gostaria de saber: sempre pedi para meus clientes imprimirem o registro de inventário com o valor de custo pelo custo médio. Posso a partir desse ano pedir para imprimir com o valor de custo pelas últimas aquisições, o que o deixará mais de acordo com a realidade, ou devo tomar algum outro de tipo de procedimento? Desde já agradeço a atenção. Obs: são empresas optantes pelo simples nacional.

Paula

Paula

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 08:57

Bom dia Antonia!

O inventário deve ser levantado dessa forma:
As mercadorias adquiridas para revenda, as matérias-primas e materiais em almoxarifado, deverão ser avaliados pelo custo de aquisição (Art. 293 RIR/99).
As empresas que não possuem registro permanente de estoques deverão proceder a contagem física e avaliá-los pelos preços unitários mais recentes.
De acordo com Art. 269 do Regulamento do Imposto de Renda/99, a empresa industrial que não mantiver registro permanente do estoque e integrado com a Contabilidade de Custos, deverá avaliar os estoques de produtos acabados em 70% do maior preço de venda verificado no período base.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.