x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.880

Industrialização de Sucata x Torneira

Evandro Luiz de Oliveira

Evandro Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 18:08

Boa tarde? a nossa empresa fica situada no Estado do Paraná e está enquadrada no SIMPLES NACIONAL, recebe sucata de latão (NCM 74040000) para industrialização de torneiras de uma empresa enquadrada no LUCRO PRESUMIDO, a nota fiscal eles nos enviam com CFOP 5.901 sem destaque do ICMS! Dúvidas??

* Na hora que vou devolver as torneiras industrializadas, como fazer a nota fiscal?
* Devolvo a sucata com o seu respectivo NCM ou tenho que fazer torneira por torneira, haja visto ser vários modelos?
* Vai ter algum destaque de ICMS?

Se alguém puder me fazer um roteiro dos procedimentos, desde já agradeço!!!

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 19:06

Olá Evandro, deixa eu ver se entendi: Você realiza uma industrialização por encomenda para esta outra empresa? Caso seja este o caso:

A CFOP na qual eles o enviam está correta sem o destaque do devido ICMS, neste caso você dará entrada mediante CFOP 1.901.

Por sua empresa se tratar de Simples Nacional, você poderá conforme esta TABELA demonstrar o percentual e valor de ICMS que seu cliente terá direito de se creditar como tentarei exemplificar abaixo:

Cliente envia 1000,00 em insumos para industrialização por encomenda com a CFOP correspondente - 5.901 (Por sua vez você dará entrada através da CFOP 1.901)
Você realiza a industrialização por encomenda utilizando parte do insumo dele, no valor de 800,00.

Sendo assim a sua emissão deverá ficar da seguinte forma:

CFOP 5.124 (Industrialização efetuada para outra empresa) - Aqui você colocará o valor total dos produtos próprios utilizados no processo de industrialização, somando-se também a mão de obra empregada. SUPONHAMOS que o valor total desta CFOP foi de 500,00.

CFOP 5.902 (Insumos utilizados no processo de industrialização) como descrito mais acima no valor de 800,00. Nesta CFOP você só coloca o valor dos insumos remetidos de seu clientes para você que foram de fato utilizados no processo.

CFOP 5.903 (Devolução de insumos não utilizados no processo) Como descrito também acima, seu cliente te remeteu 1000,00 em insumos e você utilizou 800,00, sendo assim, nesta CFOP você estará devolvendo os 200,00 restantes.

O valor total da sua nota, compreenderá a soma dos valores das 3 CFOP's, ou seja, o total será de 1.500,00. ONDE somente os valores compreendidos na CFOP 5.124 servirá de B.C para o percentual de ICMS que você verá na tabela conforme seu faturamento.

Vale ressaltar, que em informações complementares você deverá destacar item por item gastos no processo, ou seja, valor dos insumos próprios, insumo de 3º e mão de obra.

Espero ter ajudado e ter sido claro também.

Grande Abraço.

Evandro Luiz de Oliveira

Evandro Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 08:16

Bom dia Felippe, agradeço a atenção e digo que entendi perfeitamente o que você explanou acima, era isso mesmo que eu precisava, só ficou uma dúvida, quando vou devolver para o meu cliente as torneiras prontas, não preciso informar NCM por NCM nas torneiras ou devolvo como KG de sucata mesmo, não vai dar problema no SPED depois para ele?

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 08:26

Desculpe não ter entrado no assunto NCM, eu de fato esqueci, a NCM correspondente aos produtos industrializados por encomenda, no caso das CFOP's mencionadas acima deverá ser colocada na linha da CFOP 5.124, as CFOP's 5.902 e 5.903 (quando houver devolução de insumo não utilizados no processo) deverão ir com a NCM de origem, ou seja, neste caso a sucata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.