x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.632

diferecial de aliquota

ELIZABETH DE SOUZA LACERDA

Elizabeth de Souza Lacerda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:28

Bom dia!
Meu cliente comprou lonas de freio do RS, ncm 68138190, o produto é substituição tributária, gostaria se cabe o cálculo de diferencial de aliquota , estou dentro do ESTADO DE SÃO PAULO, e qual o icms do mesmo e se não for necessário o cálculo qual a legislação pertinente a situação , obrigada.

Obrigada,

Por favor qual o CNAE usado para prestação de serviço de comissão sobre consignação de venda de automóvel? Já li vários tópicos e nenhum responde a mesma pergunta.

Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 10:40

Bom dia Elisabeth!

Nas operações interestaduais com produtos classificados neste NCM (6813.81.90), realizadas entre contribuintes fica atribuída ao remetente, na qualidade de sujeito passivo por substituição, a responsabilidade pela retenção e recolhimento do ICMS, relativo às operações subseqüentes conforme dispõe o Protocolo 41/2008.

Portanto não caberá ao destinatário o recolhimento do diferencial de alíquotas.

Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/
Giancarlo Ferreira Sopeletto

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 17 abril 2012 | 21:56

Cosmo, poderia me ajuda numa questão.

Recebo mercadoria do protocolo 41 já com ICMS-ST.
Quando vendo para fora do Estado, vendo da seguinte maneira:

6102 - aliquota interestadual - para contribuintes ICMS
6108 - minha aliquota internal - para não-contribuintes.

Está correto?

Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 14:09

Boa Tarde Giancarlo!

Na venda interestadual destinada a contribuinte, deverá ser observado se há algum convênio ou protocolo, havendo você deverá emitir a nota utilizando o CFOP 6.404,CST 010, devendo destacar e recolher o ICMS ST.
Como você comprou esta mercadoria com o ST, você poderá se creditar do ICMS da Operação Própria e poderá pedir restituição do ICMS ST pago na compra, deve ter algum artigo no RICMS/ES ou alguma portaria que trate disso.
Não havendo convenio ou protocolo você emite com o CFOP 6.102, CST 000 e também se creditara do ICMS da Operação Própria e poderá pedir restituição do ICMS ST pago na compra

Na vemda interestadual destinada a nao contribuinte, a nota deverá ser emitida com o CFOP 6.108, CST 060 e sem destaque do ICMS.

Esse procedimento é utilizado em SP mas acredito que deva ser o mesmo que ES usa.

Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 20:29

Cosmo, nao me credito do ICMS-OP, pois minha intenção principal não seria a venda para fora do estado. Mas não tenho como prever isso.

O valor do ressarcimento junto ao estado é o valor do ICMS-ST destacado na nota fiscal do fabricante que chega para mim?

Não entendi direito, na venda com o CFOP 6404 devo recalcular o ICMS-ST ou só paga o diferencial via ICMS-ST?

Não destacando impostos na venda com CFOP 6108, essa arrecadação não ficaria no estado errado?

Desde já agradeço.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies