Luis Felipe
Bronze DIVISÃO 3Olá. É a primeira vez que escrevo neste fórum. Desde já peço desculpas se a minha questão estiver postada no local errado.
Bom, em nossa empresa utilizamos um certificado digital e-CNPJ A3 com leitora de cartões para emissão de notas fiscais eletrônicas. O nosso primeiro certificado possuía uma validade de 3 anos porém, após 6 meses de uso, ao tentar emitir uma NF-e, recebi uma mensagem de erro informando que o certificado não era encontrado. Liguei para o suporte do programa emissor na NF-e e fui informado que eu deveria entrar em contato com a Certisign. Após conversar com os atendentes, afirmaram que eu deveria comprar outro certificado pois algumas chaves haviam sido apagadas. Procedemos como informado porém resolvemos comprar o novo certificado (também e-CNPJ A3) com outra empresa, a Serasa. Para nossa surpresa, após apenas 2 meses de uso o mesmo erro voltou a ocorrer. Mesma mensagem e, segundo o suporte da Serasa, aparentemente as chaves foram apagadas novamente.
Não sabemos o que fazer. É improvável que alguém tenha apagado as chaves já que só 2 pessoas possuem acesso ao computador e, quando o problema ocorreu, havíamos acabado de emitir uma NF-e corretamente. Ao tentarmos emitir outra em seguida, veio o erro.
Sei que isso não se refere especificamente a um problema de contabilidade mas gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou se teria alguma ideia da origem do problema. Estaria o meu computador, ou o programa emissor, apagando essas chaves? Estaria a minha leitora ou algum problema na porta USB apagando essas chaves?
Desde já obrigado.