x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.005

Problema com Certificados Digitais

Luis Felipe

Luis Felipe

Bronze DIVISÃO 3
há 14 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 15:28

Olá. É a primeira vez que escrevo neste fórum. Desde já peço desculpas se a minha questão estiver postada no local errado.

Bom, em nossa empresa utilizamos um certificado digital e-CNPJ A3 com leitora de cartões para emissão de notas fiscais eletrônicas. O nosso primeiro certificado possuía uma validade de 3 anos porém, após 6 meses de uso, ao tentar emitir uma NF-e, recebi uma mensagem de erro informando que o certificado não era encontrado. Liguei para o suporte do programa emissor na NF-e e fui informado que eu deveria entrar em contato com a Certisign. Após conversar com os atendentes, afirmaram que eu deveria comprar outro certificado pois algumas chaves haviam sido apagadas. Procedemos como informado porém resolvemos comprar o novo certificado (também e-CNPJ A3) com outra empresa, a Serasa. Para nossa surpresa, após apenas 2 meses de uso o mesmo erro voltou a ocorrer. Mesma mensagem e, segundo o suporte da Serasa, aparentemente as chaves foram apagadas novamente.

Não sabemos o que fazer. É improvável que alguém tenha apagado as chaves já que só 2 pessoas possuem acesso ao computador e, quando o problema ocorreu, havíamos acabado de emitir uma NF-e corretamente. Ao tentarmos emitir outra em seguida, veio o erro.

Sei que isso não se refere especificamente a um problema de contabilidade mas gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou se teria alguma ideia da origem do problema. Estaria o meu computador, ou o programa emissor, apagando essas chaves? Estaria a minha leitora ou algum problema na porta USB apagando essas chaves?

Desde já obrigado.

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:24

o melhor caminho é ir até a unidade que lhe forneceu o certificado, levar o mesmo contigo e informar a forma de utilização para que eles deêm o suporte necessário, pois se por acaso o token/cartão está com problema como você vai ficar renovando por conta própria, a AUTORIDADE CERTIFICADORA deve ser responsabilizada pelo problema caso não tenha ocorrido falhas de terceiros (no caso vocês)

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies