Daniel Barbosa de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom Tarde!
Estou iniciando atividades em um laticínio em Minas Gerais(optante pelo lucro real)e que industrializa e vende queijo minas padrão, mussarela, ricota, queijo prato, provolone. Este laticínio está iniciando vendas para o Estado do Espírito Santo para uma rede de supermercados.
Diante disto, gostaria de saber se alguém sabe se a alíquota correta de icms a ser aplicada é de 7%? Andei pesquisando e MG e ES parecem não possuir protocolo para Substituição Tributária. Outra dúvida é se para a empresa compradora no Espiríto Santo há alguma taxa cobrada pelas entradas de mercadorias interestaduais? Se possível pessoal colocar os dispositivos com as alíquotas do icms e também das possíveis taxas.
Agradeço muito ao pessoal que me ajudar, pois eu trabalhava com contabilidade em cooperativas de crédito e não apurava ICMS, onde ainda estou atualizando e aprendendo sobre este complexo imposto.