x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 886

Devolução de Notas Fiscais

Amanda Marconi

Amanda Marconi

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 09:43

Bom dia, preciso de ajuda urgente!

A empresa onde trabalho está sob fiscalização do ICMS em São Paulo, e por equivoco do faturamento, emitimos 05 notas fiscais em datas diferentes de devolução de mercadorias, o problema é que os remetentes eram contribuintes do ICMS, ou seja eles é que deveriam ter emitido as notas, agora o fiscal está me questionando do pq da emissão pela minha empresa? Sei que estamos errados mais o que justifico? Se puderem me ajudar? Obrigada!

Marcelo Gesueli

Marcelo Gesueli

Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 10:03

Bom dia Amanda,

O que você pode tentar falar ao fisco é que as mercadorias não forem enviadas ao destinatário.

Lembrando que caberá ao Fisco aceitar ou não sua explicação.

Desejo boa sorte.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 13:46

Olá Amanda!

Para emitir nota fiscal de devolução, somente quando o cliente devolver a mercadoria com própria nota fiscal de vendas, portanto o cliente não vai escriturar a nota de venda.

Com isso é emitida a nota fiscal de entrada com operação de devolução anexando a nota fiscal de vendas que o cliente recusou preenchida com o motivo da recusa no verso da nota fiscal.

Emitir nota fiscal de devolução sem comprovar a devolução e com o cliente lançando a nota fiscal como compra, não tem como justificar, a empresa terá que pagar o ICMS das notas, além de outras penalizações previstas no RICMS que o Fiscal julgar procedente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade