x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.613

Livro de Saída (Termo de abertura e encerramento)

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1 , Escriturário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:23

Boa tarde a todos!

Estou com a seguinte duvida, a contabilidade de um certo cliente meu era feita em outro escritório e esse escritório imprimia somente os livros de entrada e em cada mês no livro de entrada em baixo tem o valor total do faturamento.

1º Por ter discriminado o valor total de faturamento no livro de entrada, pode dispensar a impressão do livro de saída?

2º Meu sistema não tem essa opção, então eu imprimi os livro de entrada e saída, agora preciso saber, no termo de abertura e encerramento, coloco que numero no livro de saída?


Weslley Feitosa de Moura

Weslley Feitosa de Moura

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:46

Boa tarde Nayara!

A empresa exerce atividade de Comércio, indústria e correlatas, não está dispensada da impressão do Livro Registro de Saídas. O art. 213 do RICMS/2000 prevê o Registro de Saídas e o Art. 215, diz a respeito de como deverá ser feita esta escrituração. Também deverá constar nos termos de abertura e encerramento o nº do Livro.

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1 , Escriturário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:56

E nesse caso, que o escritório não imprimia o livro de saída?
A empresa é comércio, ano da abertura 2008, então ficou assim:

ano 2008 - Registro de entrada 001
ano 2009 - Registro de entrada 002
ano 2010 - Registro de entrada 003
ano 2011 - Registro de entrada 004 (Jan a Jul/2011)

Em todos eles exemplo:

No final da escrituração de janeiro/2011, está o valor total do faturamento jan/2011
No final da escrituração de fevereiro/2011, está o valor acumulado do faturamento de jan e fev/2011 e assim por diante...

E agora de Ago a Dez/2011 imprimi os registros de entradae também o de saída.
De entrada seria 005 correto? e o de saída também dou continuação (005) ou por eles nunca terem impresso eu coloco 001???

Por favor me ajudem!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies