x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 627

Demonstração com Venda

Thiago Grigoletto

Thiago Grigoletto

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 16:42

Boa Tarde,
Segue um Resumo da Operação, com base na legislação do ES.

1 - Emissão da Nota Fiscal
"A Nota Fiscal para acompanhar a remessa da mercadoria em demonstração deve seguir com o CFOP 5.912 ou 6.912, de acordo com a operação interna ou interestadual, com natureza de operação: "Remessa para demonstração". Nas operações interestaduais a Nota Fiscal terá o valor do imposto e no campo "Dados Adicionais" deve constar a seguinte menção: "Mercadoria remetida para demonstração"."
Artigos 341, incisos I a IV e 637 do RICMS/ES.

2 - Venda da mercadoria, sem o Retorno físico do mesmo
Cliente - Deve emitir Nota Fiscal em nome do estabelecimento que o remeteu o bem ou mercadoria (Vendedor), com natureza de operação: "Retorno simbólico de mercadorias em demonstração", (desde que esteja dentro do prazo de 120 dias), mencionando o número, a série, a data e o valor da Nota Fiscal de recebimento em demonstração.

Vendedor - Deve emitir documento fiscal tendo como destinatário o estabelecimento adquirente (Cliente), com destaque do valor do imposto, citando o número, a série, a data e o valor da Nota Fiscal de remessa em demonstração, além do esclarecimento de que se trata de documento para regularizar a transmissão da propriedade.
Artigo 345, caput, incisos I e II do RICMS/ES.

Minha dúvida é se eu posso remeter uma mercadoria em demonstração para o Cliente A e depois vender para o Cliente B.

Thiago Grigoletto

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE e o CUSTO!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade