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FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

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Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 18 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2005 | 13:35

A empresa RPA (Regime Periódico de Apuração) é quando a empresa se credita do imposto (ICMS) suas compras e debita sobre o ICMS em suas vendas.
Qualquer empresa pode ser RPA, existem vedações para a empresa ser Microempresa no âmbito estadual. Para ser Microempresa e ter benefícios fiscais a empresa dee efetuar suas operações apenas para usuário final.

Espero ter ajudado

[]s

Rogério

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

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Alan Chinato

Alan Chinato

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 8 agosto 2006 | 21:21

É isto mesmo, o regime periódico de apuração (RPA) determina que mensalmente a empresa terá que se creditar de todas as compras que forem tributadas (1.101, 1.102...) e se debitar de todas as vendas tributadas (5.101, 5.102, 6.102...)

Supondo que a empresa "X LTDA" obteve créditos e débitos apenas no estado de São Paulo com produtos que tenham sua alíquota de 18%

EX:

Compras/Crédito = R$12.000,00
Vendas/Débito = R$ 20.000,00

12.000,00 x 18% = 2.160,00 (crédito)
20.000,00 x 18% = 3.600,00 (débito)
Vejá como é simples: 3.600,00 - 2.160,00 = 1.140,00
Imposto a pagar por X LTDA = R$ 1.140,00

"Crédito - Débito = ICMS"

Obs: No caso do crédito ter superioridade sobre o débito, o valor da diferença será transportado para o período seguinte!

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