x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.287

Realização de servico da empresa para ela mesma.

Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:02

Boa tarde pessoal.

Como ja expliquei a vocês trabalho em uma empresa de Implementos Rodoviários, onde a mesma possui uma mecânica que presta serviços (mão de obra). Possuimos caminhões (imobilizado da empresa) empilhadeiras... onde os mesmo necessitam de manutenção, e quem efetua essa manutenção somos nós mesmo. Um contador me passou para que fosse efetuado esses servicos (da minha empresa para a minha empresa) da seguinte maneira: emito a nota fiscal da minha empresa para ela mesma, com a CFOP 5949 não destancando tributos e destacando nas observações " manutenção de tal veiculo da empresa tal (a minha no causo), e, quando o servico possui mão de obra? No momento só faço essas notas ai de simples remessa para dar baixa no estoque, e a mão de obra utilizada no serviço não faço nada, apneas coloco numa planilha o quanto foi gasto de mão de obra. Ebntão, o que faço com essa nota de "mão de obra" ja que as peças são feitas com a 5949?! não posso fazer com 5933 porque não é uma venda.

Estou em duvida a respeito disso, se ate então estou fazendo o certo, ou qual é o verdadeiro procedimento correto?!

Fico no aguardo. Obrigada!

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:09

Olá Ana Paula
Nunca houvi falar de emitir NF para ela mesma. Nesse caso entendo que o setor de manutenção é apenas um local que gera custo para a empresa. Não entendo que deva emitir NF. Apenas deve ser feita a contabilização dos gastos nesse setor como custos ou despesas, dependendo do plano de contas.

contador
RISA Contabilidade
Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:31

Pois é, eu achei um pouco estranho. O contador me falou para fazer assim para dar baixa em estoque, e tbm porque era uma manuntenção dela para ela mesma. E são uns 7 serviços por mes dos nosso imobilizados ou seja umas 7 notas que eu faço da minha empresa para a minha empresa com 5949.

agora fiquei meia indecisa :S

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:40

Ana Paula
Ainda bem que você tem dúvidas. Esse é o único caminho para se começar a ter segurança.
Aguarde outras opiniões de membros mais antigos do FORUM, que com certeza suas dúvidas serão esclarecidas.

contador
RISA Contabilidade
MARQUINHOS

Marquinhos

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 22:05

Ana Paula...
o seu contador não esclareceu como emitir essa nota fiscal:

Se no caso, fosse produtos em estoque destinados à revenda que são deslocados para uso/consumo interno, o correto é fazer uma Nota Fiscal com CFOP 5.557 e a registrar nas entradas com CFOP 1.557; caso o produto tenha sido recebido com créditos de tributos a recuperar, nas guias de apuração de tributos estes devem ser estornados.

Mas acredito que forma correta seria fazer o rateio dessas horas de mão de obra, para este centro de custos onde está sendo utilizados o bens, e emitido a NF no caso de material.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade