x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 14.667

Notas Fiscais de entradas com CFOP 5405

ALEXSANDRA JUVINO SANTOS SOUZA

Alexsandra Juvino Santos Souza

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 09:50

Eu procurei em vários tópicos esse assunto, mas nenhum tirou minha dúvida.
Tenho uma empresa do Simples Nacional que compra mercadoria com CFOP 5405, gostaria de saber se estou lançando correto.

Valor da nota = 143,34
Valor dos produtos = 143,34

Estou fazendo lançamento dessa maneira:
Valor contabil = valor da nota 143,34
Outras - Valor dos produtos = 143,34
Observações = Icms retido antecipadamente , pois no campo Icms St não está discriminado nada , apenas nos dados adicionais da nota vem escrito a base de calculo ST e Icms ST.
Gostaria de saber se estou fazendo da maneira correto.
Gostaria de entender porque na CFOP 5403 vem discriminado no campo ICMS ST e na CFOP 5405, os lançamentos destas CFOP devem ser iguais??
Agradeço pela ajuda.

Grata,

Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 09:59

5.403 - 6.403 -> Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, na condição de contribuinte substituto, em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária.

5.405 -> Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

Att,

Lunardo Fagundes 
PEDRO NUNES

Pedro Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 10:10

Na entrada use o código 1407 - 2407 se for mercadoria pra uso e consumo e 1403 - 2403 para comercialização, preencha somente valor contábil e outras, como é do simples não é necessário especificar os produtos.

ALEXSANDRA JUVINO SANTOS SOUZA

Alexsandra Juvino Santos Souza

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:59

Obrigada pela ajuda.

Mas pelo regulamento do icms
Diz: Que o CFOP 5403 devemos lançar na entrada VC + Outras (deduzido icms retido ).
Mas já no caso do CFOP 5405 devemos lançar igual, pois na nota não vem com icms retido, pois já foi pago antecipadamente ou só coloco a observação imposto retido antecipadamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade