x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 32.031

Emissão nota carioca MEI

Thiago Felix de Amaral

Thiago Felix de Amaral

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Eletrônica
há 12 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 17:13

Boa tarde, alguem pode me orientar.

Sou inscrito no MEI no Rio de Janeiro, fiz todo o precesso para acesso ao site da Nota Carioca (certificado digital A1 e-cnpj). Eu acesso o sistema, porem não aparece para min nem a opção de 'Emitir NF' ,nem de 'Pedir autorização para emissão de NF'.

Liguei para o numero de atendimento da prefeitura, o rapaz que me atendeu até tinha boa vontade, mais estava quase tão perdido como eu.

Ele me mandou ir na 'gerencia de cadastro' no centro, pois o codigo de atividade no meu cadastro no MEI está iniciando com 6, e supostamnte deveria estar iniciando com 2.

Mais tambem não soube me dar mais detalhes.

Alguem pode me dar uma orientação, ou mais detalhes.

Grato desde já.

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5 , Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 14:40

Thiago Felix.

Seja bem vindo ao Portal.

Quem está obrigado à emissão da NFS-e?

Os prestadores de serviços definidos em ato da Secretaria Municipal de Fazenda (Resolução SMF nº 2.617, de 17/05/2010).

Todos os prestadores de serviços sujeitos ao ISS prestados por estabelecimentos sediados no Município do Rio de Janeiro estão obrigados, EXCETO:
a) os profissionais autônomos;
b) as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo BACEN;
c) os titulares de cartórios
d) os leiloeiros; e
e) os microempresários individuais (MEI) cadastrados no SIMEI. (Estes últimos podem emitir NFS-e facultativamente.)

No entanto, alguns prestadores devem emitir 1 NFS-e diária, com dados agregados, e portanto, não têm que entregar a Nota Carioca aos tomadores de serviços. São os casos de:
I – transporte público coletivo rodoviário de passageiros, prestados por permissionárias e concessionárias;
II – transporte público coletivo ferroviário, metroviário ou aquaviário de passageiros, prestados por permissionárias e concessionárias;
III – exploração de rodovias;
IV – venda de bilhetes e demais produtos de loteria;
V – exploração de banheiros públicos; e
VI – reprografia, cujo valor seja inferior a R$ 10,00 (dez reais), quando o tomador do serviço for pessoa natural.

Sou microempresário individual (MEI) optante pelo SIMEI. Sou obrigado a me cadastrar no sistema?

A emissão de Nota Carioca pelo MEI é opcional (ele pode continuar emitindo notas fiscais em papel). Logo, o cadastramento do MEI no sistema é opcional.

Sou microempresário individual (MEI) optante pelo SIMEI. Como devo me cadastrar no sistema?

Usando certificado digital (e-CNPJ) ou através da opção "Cadastramento de Senha" no menu do sistema. Neste segundo caso, o sistema gerará uma “Solicitação de desbloqueio de SENHA WEB”. Deve-se clicar em visualizar solicitação, imprimi-la, assiná-la, reconhecer firma e dirigir-se à Gerência de Cadastro do ISS, à Rua Afonso Cavalcanti 455, prédio anexo, 2º sobreloja, sala 315.

Pelo fato do texto ser extenso, deixo link para que possa consultar.
Clique Aqui

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Thiago Felix de Amaral

Thiago Felix de Amaral

há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 18:07

Grato pela atenção.

Hoje estive na prefeitura, e descobrir que na verdade estava faltando o Alvará, o que tinha entendi era automático no MEI (descobrindo que de simplificado mesmo não tem é quase nada)

Emfim.

Acredito ter entendido quase tudo.

Porem entro no site da prefeitura 'alvará já', e consigo fazer quase tudo. Mais fica na pendencia de uma 'autorização de diligencia fiscal' para residencia (a empresa é na minha casa), e fica pedindo um numero de cartório e uma data de tal autorização, no "?" dos referidos campos aparece ' preencha com o numero/data de registro na JUCERJA!. No site da JUCERJA não consegui encontrar nada referente a esta autorização.

Pode me orientar?

Agradeço mais uma vez pela atenção dispensada.

Thiago Felix.

Carlos Fernando da Cruz

Carlos Fernando da Cruz

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 18:33

Thiago Felix,
Te aconselho a procurar a IRLF (Inspetoria Regional e Licenciamento e Fiscalização) da Prefeitura do Rio, responsável pelo bairro onde você está instalando a sua empresa e fazer a busca prévia de local (formulário é vendido nas papelarias) pessoalmente e não pelo site do Alvará Já. No site da Prefeitura procure os endereços das IRLF´s e veja qual é a responsável do seu bairro.
Quanto a este formulario de autorização de diligenciamento fiscal a prefeitura exije sempre que a legalização se dá em residência e no site do Alvará Já tem o modelo é só imprimir e preencher.
Espero ter contribuido e parabéns a colega Maria Brichi pela explicação.

Carlos Fernando da Cruz
CFC Contabilidade
Contabilidade com Qualidade!
https://www.cfccontabilidade.com.br

Prata DIVISÃO 5 , Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 18:43

Boa noite Carlos Fernando.

Desde já agradeço seus Parabéns, fico feliz em poder ajudar, pois uma das intenções do Fórum é essa, Ajudar uns aos outros.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Thiago Felix de Amaral

Thiago Felix de Amaral

há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 19:48

Grato pela atenção Sr Carlos.

Estive hoje na Inspetoria Regional (que no caso é a de Irajá), já com os documentos. E lá me infonaram que para MEI o processo só está sendo feito on-line.

Eu tenho a consulta previa, feita pelo site, e dada como aprovada.

O modelo da autorização, eu achei e até imprimi. Mais agora não sei como proceder com esses números que estão sendo pedidos.

Os campos são "Nº Cartório/NIRE" e "Data cartório", ambos marcados como obrigatórios, e abaixo tem um "quadradinho" onde marco que autorizo a referida diligencia. E conforme tinha dito na ajuda destes campos aparecem referente a JUCERJ.

Atenciosamente Thiago Felix.

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 17:14

Prezado, Thiago,

Realmente o processo para MEI não é simples, é muito mais complicado que uma empresa comum. Estes números ( NIRE e data de início) você encontra no seu CERTIFICADO DE MICROEMPREENDEDOR, que você tem ao finalizar sua inscrição no portal do MEI.

Por vias das dúvidas, no site do alvará já, na guia formulários, assim como o colega Carlos Cruz relatou acima, imprima, assina e leve junto com o segu certificado do mei e o cartão do cnpj, juntando também a cópia do IPTU.

Qualquer dúvida volte a perguntar.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
LUCAS.ANTUNES@LRACONTABIL.COM.BR
https://www.LRACONTABIL.COM.BR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: