Christophe T Chavey
Iniciante DIVISÃO 4 , Sócio(a) ProprietárioPrezados, boa noite.
Temos diversos clientes com a mesma dúvida em relação ao tipo de nota fiscal a emitir.
Esses clientes produzem conteúdos digitais, tais como ebooks (livro digital/PDF) e vídeos online, e vendem esses conteúdos pelos seus sites, portanto, a cada venda precisam emitir uma nota fiscal para o comprador (Que não recebe nenhuma mercadoria física, apenas baixa alguns arquivos ou visualiza o vídeo em seu navegador).
A dúvida está justamente no tipo mais adequado de nota fiscal a ser emitida, se é a nota fiscal de produto (NF-e) ou a nota fiscal de serviço (NFS-e).
Consultando algumas contabilidades, tivemos retornos divergentes sobre esta questão.
Algumas sugeriram a NFS-e pelos clientes produzirem seus conteúdos sem compra de matéria prima, e por ser mais fácil de gerenciar/emitir, já que são pequenos empreendedores, mesmo que emitam mais de 100-200notas/mês, e pagariam em torno de 6% de impostos (simples nacional). (Temos mais clientes nesta modalidade)
E outra contabilidade, sugeriu a NF-e de produto por ser uma "venda de produto", e nesse caso pagariam em torno de 4% de impostos.
Ficamos na dúvida e gostaríamos de obter maiores detalhes, opiniões e recomendações da comunidade para este caso. Ficamos na dúvida sobre qual a forma mais adequada de tratar esta situação e como melhor orientar nossos clientes.
Desde já agradeço qualquer colaboração.