x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.219

Substituição Tributária

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:41

Prezados leitores, Boa tarde!

Tenho uma dúvida...

Estou conferindo todas as notas fiscais dos fornecedores de meus clientes, e muitos estão vindo com CFOP 5.102 e 6.102 sendo que o produto tem a Substituição Tributária, neste caso o que devo fazer?
Devo comunicar o fornecedor para enviar com a CFOP correta?

Um dos produtos é Gonzos (NCM 8302.10.00) o cliente é do PR e fornecedor também.

Outro produto seria Estabilizador (NCM 9032.89.11) o cliente é do PR e fornecedor também.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido...

Desde já agradeço a atenção de todos os leitores e auxiliadores deste fórum.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.
Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:58

Boa Tarde!

Precisa verificar se o Estado de origem, tem esses produtos na relação que incidem Substituição Tributária.

Por exemplo: Posso comprar de SP uma mercadoria que não tenha Substituição Tributária lá e a mesma vira com o CFOP 6102.
Caso essa mercadoria tenha Substituição Tributária no Rio de Janeiro (Estado de destino), fica o adquirente obrigado a fazer o recolhimento por responsabilidade no momento da entrada da mercadoria.

E a venda deverá ser feita sem o destaque do ICMS, com CST: 060, com CFOP: 5405 ou 6404 que é um código específico para o imposto recolhido anteriormente.

Espero ter ajudado.

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:02

Cinthia Almeida,

Mas o produto está vindo do Paraná e vendendo para o Paraná, e no Paraná, este produto tem Substituição Tributária...

Então preciso saber se o fornecedor do fornecedor do meu cliente já comprou o produto em outro estado que talvez não tenha ST? é isso?

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.
Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:22

Se o fornecedor do seu cliente também é do Paraná, ele está emitindo a Nota Fiscal de forma incorreta e provavelmente não está recolhendo o imposto devido.
Esse tipo de operação, quando começa errada, faz com praticamente todas as operações posteriores estejam erradas também.

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 16:41

Entendi Cinthia Almeida, está respondido.

Assim sendo, terei que contatar o fornecedor para informar o acontecimento e fazer uma carta de correção com as devidas falhas...

Desde já agradeço a atenção.

Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade