x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 17.625

Terezinha Ramos

Terezinha Ramos

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 11:31

Bom dia! Tenho uma farmacia, optante pelo Simples Nacional, e uso ECF/Redução Z gostaria de saber o seguinte, qdo meus produtos são Subst. Tributária na Redução Z eles devem sair no campo F1, os insentos em I1 e nos N1 o que devem sair? Produtos normais? Tipo prod. que na venda ainda tenho que pagar ICMS, pq não foi recolhido antecipadamente? com CFOP 5.102?

Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 11:34

Bom dia!

Os produtos com ST deverão sair no campo F1 e os demais produtos deverão sair no campo I1 (Isento) ou N1 (Não Incidência).

Nenhum dos seus produtos poderá sair, na condição de ICMS destacado (19%, 7%, 12%), pois sua empresa é optante pelo Simples Nacional e faz o recolhimento do ICMS, de forma diferenciada.

Alexsandro F G C

Alexsandro F G C

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:39

Terezinha Ramos,
Verifique também a possibilidade de alguns produtos de farmácia, terem incidência monofásica. Nesse caso os impostos serão mais reduzidos ainda, para empresas do Simples Nacional. Atente também para o fato de realmente haver substituição dos produtos. Isso pode ser verificado nas notas de compras.

Como já comentado, as empresas do simples nacional pagam alíquotas de acordo com a faixa que se encontram (Baseada na Receita dos últimos 12 meses), porém para efeito de lançamento de tributação, não se espante ao ter registros como 17% e outros. Isso só ocorre no Cupom Fiscal, pois produtos tributados, em muitos casos, as ECF´s não reconhecem um campo específico para Empresas do Simples Nacional. Por isso precisam de alguma alíquota para apresentação no cupom fiscal.
Isso facilita o trabalho do contador, para uma eventual exclusão do simples. Para se verificar quanto a empresa deverá pagar após a exclusão, sobre o icms.

Tenho casos assim que faço a Escrita, porém no momento de fazer o lançamento do imposto, só se utiliza do valor da receita. Quem faz o processo de cálculo dos impostos e alíquotas é o site do DAS. Basta preencher com os dados corretos.
Sds

Alexsandro F.G.C.
Escrita Fiscal - Caldas Novas/GO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade