Daniel Coutinho
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista TransportesPrezados, boa tarde.
Trabalho em uma Associação de Defesa do Consumidor e, obviamente, somos uma associação com caráter de ONG. Em nossas atividas, não há fins lucrativos e possuímos estatuto próprio.
Ocorre que, uma vez que defendemos os interesses dos consumidores e precisamos testar diversos tipos de produtos em laboratórios, as compras desses produtos são feitas por colaboradores/representantes da associação não havendo nota fiscal emitida em nome desta. Isso ocorre para que as empresas de onde compramos não identifiquem que esta compra foi feita por nossa associação.
Precisamos, todavia, enviar estes produtos comprados para laboratórios onde estes serão testados (tanto no Brasil quanto no exterior). As transportadoras sempre nos questionam quanto da nota fiscal e, uma vez que não damos entrada nestes produtos em estoque (por não haver nf em nome da associação) não existe a possibilidade de uma emissão de nota fiscal de simples remessa.
Como deveríamos proceder? Por sermos uma associação, será que somos isentos da emissão de NF para esses transportes? Que legislação nos ampararia?
Agradeço-lhes desde já