x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 688

Importação por encomenda

Célia

Célia

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 09:44

Bom dia!

Meu cliente comprou porcas e anilhas de um empresa alemã, eles importaram até o Uruguai e em seguida contrataram uma trade para desembaraçar a mercadoria no Brasil, pois o radar do meu cliente havia estourado. Eles registraram os produtos para vender aos clientes. Não receberam nenhum recurso adiantado dos clientes, os mesmos só irão pagar após a entrega da mercadoria. Isso seria considerado importação por encomenda?

Jessé Pizarro

Jessé Pizarro

Bronze DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 15:44

Célia,
Seu cliente deverá receber uma NF da Trade que desembaraçou. Se este for o caso não existe a idéia de importação por encomenda. Simplesmente fature para seus clientes como venda (5102 ou 6102) ou 5403 e 6403 se houver ST.

Matthias Dittrich -  www.unicomex.com.br

Matthias Dittrich - Www.unicomex.com.br

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 10:47

Para importação por Encomenda, assim como par a "por conta e ordem de terceiros" é necessário que o seu cliente (Adquirente) seja habilitado no siscomex e vinculado na RFB à empresa importadora. No seu caso, desde que a importação não foi para cliente "certo e determinado", esta é uma operação simples de importação e distribuição. Caso seja uma encomenda destinada a cliente "certo e determinado", que é principalmente carcterizada pela antecipação de pagamentos e particularidades específicas da mercadoria identificando o seu cliente, ele corre o risco de a operação ser enquadrada pela RFB como "interposição fraudulenta", podendo sofrer todas as sanções previstas na legislação. Caso voce tenha ainda qualquer dúvida, favor enviar email para: @Oculto (https://www.unicomex.com.br)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade