Bom dia Tania.
As médias e pequenas empresas também podem emitir NF-e?
Não há nenhuma restrição quanto ao porte das empresas emissoras de NF-e. Empresas voluntárias de pequeno e médio porte também poderão solicitar credenciamento para emiti-la.
No Estado de São Paulo, as empresas podem solicitar seu credenciamento aqui (seção Credenciamento).
Importante: a obrigatoriedade de emissão de NF-e abrange empresas de todos os portes, inclusive empresas optantes pelo SIMPLES Nacional.
Caso queira, utilize este
Aplicativopara consultar a obrigatoriedade de emissão de NF-e .
e se a empresa quiser se enquadrar, como farei isso?
Acesse->
Credenciamento e Deescreedenciamento.sobre as notas fiscais eletronica de compras recebida dos fornecedores, eu recebo a
danfe, a danfe serve como um docto oficial para o fisco?
como funciona aquele arquivo
xml?
toda e qualquer empresa que me fornece mercadoria, precisa enviar o arquivo xml para que eu possa imprimir a nota?
5. As empresas (emitentes e destinatárias) deverão guardar algum tipo de documento (NF-e ou DANFE)?A regra geral é que o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-e pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentadas à administração tributária, quando solicitado. Assim, o emitente deve armazenar apenas o arquivo digital.
Importante observar que pelo §6º do artigo 13 da Portaria CAT 162/2008, o emitente da NF-e deverá, obrigatoriamente, disponibilizar download ou encaminhar o arquivo eletrônico da NF-e e seu respectivo protocolo de autorização ao destinatário.
No caso da empresa destinatária das mercadorias e da NF-e, e que seja emitente de NF-e, ela também não precisará guardar o DANFE, mas apenas o arquivo digital recebido.
Caso o destinatário não seja contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, o destinatário poderá, alternativamente, manter em arquivo o DANFE relativo a NF-e da operação pelo prazo decadencial estabelecido pela legislação, devendo ser apresentado à administração tributária, quando solicitado.
Reforçamos que o destinatário sempre deverá verificar a validade da assinatura digital e a autenticidade do arquivo digital da NF-e, e a concessão da Autorização de Uso da NF-e.
Espero que ajude.
Fonte de Pesquisa:
Sefaz SP NF-e