Bianca Nascimento
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa Tarde gente
gostaria que alguém me ajudasse, queria saber se empresas Optantes pelo Simples são obrigadas e entregar a GIA?
respostas 5
acessos 1.169
Bianca Nascimento
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa Tarde gente
gostaria que alguém me ajudasse, queria saber se empresas Optantes pelo Simples são obrigadas e entregar a GIA?
Lucas Teles
Prata DIVISÃO 3Boa tarde Bianca,
Não, somente as RPAs, estão obrigadas à entregar a GIA.
As empresas do Simples Nacional, devem entregar a STDA, onde são informadas as operações com diferencial de ICMS e Substituição Tributária. Essa declaração é anual, e o prazo é de 31/10.
Bianca Nascimento
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalTeria como você me mostra onde dentro da legislação onde me informa a desobrigação da GIA
Diogo
Prata DIVISÃO 3 , AssistenteBoa tarde Bianca,
As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo SIMPLES Nacional ficam dispensadas da entrega da GIA.
Observe-se que o art. 4º do Anexo IV da Portaria CAT nº 92/98 determina que o preenchimento do formulário eletrônico da GIA será feito a partir dos lançamentos efetuados nos Livros Registro de Entradas, Registro de Saídas e Registro de Apuração do ICMS. Esses livros são normalmente exigidos para o contribuinte enquadrado no Regime Periódico de Apuração do ICMS e o art. 3º da Resolução CGSN nº 10/07 não estabelece obrigatoriedade ao contribuinte optante pelo SIMPLES Nacional de escrituração dos Livros Registro de Saídas e Registro de Apuração do ICMS, portanto, não há como extrair dados para preenchimento da GIA.
Lucas Teles
Prata DIVISÃO 3Oi Bianca,
Portaria CAT nº 92/1998 , Anexo IV , art. 3º
Onde determina:
Artigo 3º - Sem prejuízo de exigência específica, não estão obrigados à apresentação da GIA referida no artigo 1º:
I - o produtor rural não equiparado a comerciante ou industrial;
II - o estabelecimento enquadrado no Regime Tributário Simplificado da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte previsto na Lei nº 10.086, de 19-11-98.
Bianca Nascimento
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalObrigado gente .
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade