x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.227

Livro de Apuração ICMS

Rodrigo de Freitas Oliveira

Rodrigo de Freitas Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Desenvolvedor
há 12 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 11:58

Saudações, gostaria de saber como gerar um livro de apuração de ICMS.
Eu estou tentando fazer agrupando os produtos por cfop.
somo o valor contabil(que é o valor do produto com imposto),
somo a base de calculo do icms, uso uma regra para preencher as colunas imposto creditado(no caso de entrada), imposto debitado (no caso de saida), isentas e nao tributas e outras.

Ana Paula da Silva

Ana Paula da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 20:47

Boa noite Rodrigo! não entendi o que vc deseja. mas o livro de apuraçao do ICMS é exatamente isso.

nas entradas vc soma o total de todas as notas fiscais de compra por CFOP, soma o valor da base de cálculo e soma o valor do ICMS, se houver alguma dedução na base de calculo vc tem que saber se vai pra isentas ou outras. na saida é a mesma coisa só que vc soma os notas de vendas. Para fazer a apuração vc pega o total de credito (entrada) de ICMS subtrais do total do Debto (saida) e o resultado sera o valor do imposto a recolher se o total do credito for maior que o total do débito, caso contrario o reslutado ser o saldo credor a transportar para o proximo periodo.

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 novembro 2012 | 10:30

Rodrigo,

Até agora você está trilhando o caminho certo, mas tem um detalhe, não basta fazer os agrupamentos conforme expôs. Imagino que esteja fazendo uma seleção e realizando um sum pelos campos de valores e realizando um group by pela CFOP. Mas tem um detalhe, os saldos credor e devedor de outros períodos bem como outros créditos e outros débitos da apuração atual, você não tem como tratar na seleção, teria que criar uma tabela e preencher a mão.

Esse banco de dados ele é de um ERP ou tem um módulo do sistema que trata apenas a parte fiscal?

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade