x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.623

Venda da matriz para filiais

Francisco Caldeira

Francisco Caldeira

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 15:50

Boa tarde,

Tenho um caso de uma empresa que vende livros e dvds para suas filiais.

Reforço, não é transferência e sim venda do produto (cfop 5102 ou 6102).

Por exemplo, industrializa em terceiros livro que lhe custa R$100 e tem "preço de capa" de R$150. (A venda ocorre com ST do preço final).
Vende à sua filial por R$120, e esta revende para terceiros por R$150.

Procurei algo que taxativamente proibisse tal situação, mas não encontrei.

Algum colega pode me ajudar?

F.P.Caldeira
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 22:01

Francisco até onde sei, venda tem obrigatoriamente duas condições: transferência da posse e pagamento pelo valor da mercadoria, e não vejo como caracterizar uma ou outra nessa situação.

Tenho um laboratório Optico que realiza processo produtivo com terceiros, o que ocorre é que se faz a remessa para industrialização se recebe a mercadoria já industrializa ( produto final ) e se transfere esse produto para as filiais. A cobrança do ICMS-ST se dá no retorno da industrialização quando o valor agregado ao produto inicial é tributado por ST.

Desculpe se não consegui compreender a sua situação da maneira adequada mas realmente não entendo como venda e sim como transferência.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Francisco Caldeira

Francisco Caldeira

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 13:03

Prezado João,

Agradeço seu retorno. Mas minha dúvida continua.

Efetivamente, esse caso que citei, a empresa vende do CNPJ 001 para os demais (002, 003, etc).

Ratifico minha dúvida:
É proibido a matriz vender para sua filial? Qual o embasamento legal (da proibição)?

E, em havendo essa operação, qual a consequencia?

Abraços,

F.P.Caldeira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade