Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.022

Nota Fiscal de Entrada

Adriano Cesar Leite

Adriano Cesar Leite

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 14:42

Boa tarde amigos, me ajudem novamente por favor...
Posso emitir nota fiscal de entrada mesmo que meu cliente emita uma nota fiscal de devolução??
Ou seja, todas as notas de devolução ao invés dar entrada na nota do cliente eu geraria uma nota de entrada citando a nota do cliente.
Abraços,

Adriano César Leite
[email protected]

"Louvado Seja o Nome do Senhor!"
BARBARA BARCHI

Barbara Barchi

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 15:27

Boa tarde Adriano, as hipoteses para emissão de nota fiscal de entrada são as seguintes: produto recebido de produtor rural ou não contribuinte do icms (pessoas desobrigadas a emissão de nota fiscal) remessas para industrialização, remessas para exposição ou feira, ou caso o cliente faça uma recusa da mercadoria no ato da entrega formalizando isso na propria nota de saída ou mesmo elaborando uma carta de recusa. No seu caso nenhuma dessas hipoteses se aplica, pois como vc mesmo disse seu cliente emitiu uma nota de devolução correto?? Por qual motivo vc necessita de uma emissão de nota de entrada? Voce pode consultar tambem os artigos 136 a 138 do RICMS/SP.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 16:30

Boa tarde Adriano e Bárbara!

Realmente a emissão de nota fiscal de entrada está regulamentada nos artigos 136 à 138 do RICMS/SP, outra situação é quando empresa do Simples emite a nota de devolução e não tem o destaque do ICMS, principalmente para casos de produtos com ICMS-ST, pode-se emitir uma nota fiscal de entrada desta devolução para tomar o crédito do ICMS-ST e próprio.

Aqui compramos matéria prima de produtores em sua maioria, mas temos casos de adquirir de pessoa jurídica também, mas adotamos o procedimento de emitir nota fiscal de entrada de todas as compras.

Temos a particularidade de sermos frigorífico, temos outras obrigações como Boletim de Abate que precisamos fazer e com isso facilitou o registro das entradas e a Fiscalização não se opôs à este procedimento.

No caso do Adriano ele quer emitir das notas de devolução, neste caso não sei dizer se teria problemas, mas sugiro que consulte o Posto Fiscal da sede da sua empresa.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 16:49

Olá Vagner!

Deixa eu esclarecer uma coisa, quando se emite uma nota fiscal de entrada para outra nota fiscal de saída, é registrado no Livro de Entradas somente a nota fiscal de entrada.

A nota fiscal de saída fica anexada à nota de entrada, que deve relatar no quadro dados adicionais que se trata da nota fiscal de saída numero "tal" da empresa "tal".

Como eu disse, normalmente é emitido para notas fiscais de produtor rural, em casos raros são emitidas para pessoa jurídica.

Outra coisa, a empresa que emitiu a nota fiscal de saída não lança a nota de entrada, ela só serve para a empresa que à emitiu.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade