x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.520

SANDRA

Sandra

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 11:05

Olá, favor me esclarecer.

Tenho uma empresa que não migrou para o simples por falta de Alvará. Só poderei solicitar a opção em janeiro, depois que conseguir solucionar o problema. Minha dúvida é deverei recolher os impostos de julho a dezembro como empresa comum, e como faço para calcular o ICMS, pois a empresa tem atividade de bazar.
Fazendo a GIA mensal sai o valor do ICMS a pagar. Como devo proceder para recolher o ICMS do mês.
Obrigada.

NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 14:04

Prezada Sandra,

aqui em São Paulo, o programa da gia do SEFAZ já lhe disponibiliza o gare para pagar, não conheço o programa do Rio, mas deve ser a mesma coisa, esta empesa deve ter virado LUCRO PRESUMIDO, devendo pagar os darfs, tais como: PIS, COFINS, CSLL, IRPJ e se tiver prestação de serviços mais O ISS, e quanto ao icms, vc deve ter mais entradas do que saída, pois se não a empresa terá ICMS a pagar.

sds,

nelson

NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 14:43

olá Sandra,

se vc apurar a gia, e a compra for maior que a venda desde que esteja destacado icms, vc terá crédito, ao contrário com certeza terá icms a pagar.

sds,

nelson

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 14:42

o mes passado eu me creditei no livro de apuração de imcs indevido, como faço para estornar esses credito, visto que ainda não enviei a gia, acho que nem vai precisar substituir.

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 15:23

Boa tarde, Sra. Tita em relação a sua pergunta:
1-Se nao enviou porque nao faz um acerto na apuração do icms na Gia, crie uma ocorrencia e ofereça o valor creditado a mais na Gia "Estorno de Creditos"

2-Mas uma duvida, voce ja nao recolheu o icms, ou voce tem um saldo credor bom para o caso.
Marcos

Tita

Tita

há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 15:34

Oi..a gia do mês 5 vou enviar amanhã, eu me creditei a maior na gia do mês 4,/ o saldo ainda bem que é credor, ainda há tempo de arrumar, gostaria de saber qual o codigo? e o valor da icms st tb foi creditado a maior , como faço?
Obrigado

Tita

Tita

há 16 anos Quinta-Feira | 19 junho 2008 | 10:06

Oi Marcos, desculpa não me expressei direito..foi assim:
recebi algumas notas de compra de mercadoria e lancei no livro de apuração de icms e enviei a gia do mes 4, agora no mes 5 chegou uma nota de credito e cartas de correção dizendo que os valores de alguns produtos estavam errados, o preço era menor do que veio na nota, consequentemente os valores das nota ficoram maior do que o correto, como os produtos todos tem subst. tributaria fazendo os calculos a icms st que eu lancei lá na gia do mes 4 ficou 13,03 maior e ipi 5.22. E agora eu recebi uma carta de não aproveitamento deles, mase eu o que faço agora

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 19 junho 2008 | 10:32

Olá Marcos e Tita,

Olha, sugiro que você retifique a GIA, o Fisco não aceita carta de correção dos valores da nota fiscal, podendo ser glosado este crédito que você tomou na GIA, no caso de erro nos valores que alteram a nota fiscal é necessário cancelar a nota e emitir outra nota fiscal. No caso de valores pequenos creio que é melhor nem tomar crédito.

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade