x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 22.838

Desconto Incondicional??

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 10:13

Bom dia, se alguém puder me ajudar com esse caso:
Um cliente meu (Supermercado) passou pra RPA em SP, estou tentando acertar os lançamentos de entrada dele desde 07/2007, estou com problemas nas nfs da Sadia por exemplo que dá vários descontos na nf.Além disso a maioria das mercadorias tem tributação diferente e bc reduzida, não consigo desmembrar os lançamentos??Como funciona caso de desconto??entra calculo do Icms??A Moça do fiscal da Sadia me disse que o desconto comercial é sobre o vr da nota e que o desc. sadia o icms é pago sobre ele, mas ela me disse que não tem como chegar a um valor exato??estou completamente perdida, aguardo ansiosa uma resposta.
até mais e obrigada
Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 21:09

Boa noite Roseli, segue alguns comentários sobre Descontos comerciais, espero que ajude.

O abatimento é uma redução de preço, concedida pelo vendedor, para que não haja a devolução da venda ou para que o cliente não se recuse a aceitar o serviço prestado.
Após o recebimento das mercadorias, o comprador pode constatar algum problema a elas relacionado. As mercadorias podem não estar de acordo com o pedido, apresentar defeito etc.
Para que não ocorra a devolução, o vendedor concede uma redução de preço, que recebe o nome de abatimento. No caso de prestação de serviços, o abatimento tem características semelhantes às das operações com mercadorias.
Quando da venda da mercadoria:
D - Clientes ou Caixa
C - Receita de Vendas (receita bruta)
D - Custo das Mercadorias Vendidas
C - Estoques de Mercadorias
D - ICMS sobre Vendas
C - ICMS a Recolher
Pelo abatimento concedido na venda:
D - Abatimentos sobre Vendas
C - Clientes ou Caixa

A conta Abatimentos sobre Vendas é dedução da receita bruta.
O abatimento não provoca ajustes no estoque, nem no CMV, uma vez que as mercadorias não
retornam ao estabelecimento do vendedor.
O ICMS não é afetado pelo abatimento, apesar de o valor recebido ou a receber do cliente ter sido reduzido. O imposto a recolher corresponde ao valor original da operação de venda.

O desconto concedido incondicionalmente, também chamado de desconto comercial, é uma redução do preço concedida no ato da venda. Em regra, é utilizado como forma de atrair o cliente para a compra ou de incentivá-lo a adquirir uma quantidade maior de mercadorias, como é o caso
do desconto promocional.
O desconto comercial deve constar na nota fiscal de venda.
Será incondicional o desconto concedido no ato da venda; e condicional o desconto concedido
vinculado a um evento posterior ao momento da venda.
O desconto condicional também pode ser denominado desconto financeiro. Exemplo de desconto condicional é o concedido sob a condição de o pagamento da duplicata ser efetuado pelo
comprador até determinada data.
Na DRE, enquanto o desconto comercial é dedução da receita bruta, o desconto financeiro é despesa operacional financeira. No caso da prestação de serviços, o desconto concedido
incondicionalmente tem características idênticas às das operações com mercadorias.
Quando da venda a prazo de mercadorias com desconto incondicional:

D - Clientes
D - Descontos Concedidos Incondicionalmente
C - Receita de Vendas (receita bruta)
D - Custo das Mercadorias Vendidas
C - Estoques de Mercadorias
D - ICMS sobre Vendas
C - ICMS a Recolher

Quando do recebimento do crédito relativo à venda a prazo, se for concedido desconto
condicional:

D - Caixa
D - Despesas Financeiras (desconto condicional concedido)
C - Clientes"

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade