x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 24

acessos 39.905

Cnae X Inscrição Estadual

Adriano Guedes

Adriano Guedes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2007 | 10:48

Estou com problemas e já não é a primeira vez estou alterando a atividade de uma empresa que era somente serviço porem sem IE para atividade 4292-8/01 MONTAGEM DE ESTRUTURAS METÁLICAS, que na verdade tb será só serviço de montagem acontece que esta sendo exigido IE para essa atividade, será que não tem como saber se o CNAE ira precisar de IE ou não, pq tem alguns Codigo que não fica claro, esse por exemplo para mim é um?

----

Adriano Guedes - Contador
[email protected]
A.B Guedes Assessoria Contábil
Site: https://www.abguedes.com.br
Leandro Alexandrino

Leandro Alexandrino

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2007 | 00:10

Ah, digo assim, hoje é conjunto a IE com o CNPJ, aqui na minha cidade vou direto no Posto Fiscal. é que antigamente era mais opção, se a empresa só prestava serviços, não tinha nenhuma ligação com icms ninguém abria, mas hoje esta conjunto... já tentou fazer a alteração do CNPJ 2.qualquer coisa e solicitar a IE?????

Seja Livre, use Linux!!!

https://www.ubuntu.com
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2007 | 08:11

Em relação ao Cadastro Sincronizado, na Legislação é para ter uma sincronização de dados entre a Receita Federal, Estados e Municipios.
Sendo assim, quando se abre um novo CNPJ, vc tem em conjunto o CNPJ e a Inscrição Estadual - IE ou Inscrição Municipal - IM (conforme o caso). O problema é que a maioria dos municípios não estão adequados ao novo sistema ainda.
Caso a empresa já tenha CNPJ e queira abrir a IE ou IM, basta fazer o pedido diretamente pelo programa CNPJ 2.0 da Receita Federal.

Sobre a pergunta feita pelo Adriano, a atividade da empresa é prestação de serviços, sendo assim, ela não terá a IE, e sim a IM, já que estará recolhendo o ISS e não o ICMS.

Nenhum órgão poderá exigir o cadastro no Estado (IE) para uma empresa prestadora de serviços. Deverá ser exigido o cadastro no Município (IM).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Adriano Guedes

Adriano Guedes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2007 | 08:22

O problema é que referente a atividade que eu escrevi acima montagem de estrutura metálicas mesmo que a empresa só vai prestar serviço o Posto Fiscal alega que essa atividade para ser exercida tb tera que fornecer material para montagem das estruturas dai a obrigatoriedade da IE. O que não é uma verdade no caso do meu cliente, ele somente fara a montagem.
O X da questão é o seguinte só pelo CNAE as vezes mesmo sendo serviço é exigido IE, será que não teria uma tabela de CNAE que são exigidos IE, por alguns casos não fica claro.

----

Adriano Guedes - Contador
[email protected]
A.B Guedes Assessoria Contábil
Site: https://www.abguedes.com.br
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2007 | 09:01

Basta você provar, comunicar ao Posto Fiscal que não faz a venda de equipamentos, apenas faz a montagem.

Quando da abertura do CNPJ, existe o campo do CNAE e um campo para a descrição do Objeto Social.
O CNAE pode dar opção de venda, mas basta que no objeto social esteja apenas a montagem.

Sendo assim, o Posto Fiscal não pode exigir a IE.

Vale lembra que geralmente, os fiscais cobram "coisas" que não estão previstas em Lei, como por exemplo eles prendem o caminhão no posto fiscal por falta de pagamento do ICMS, mas na lei eles não podem prender o caminhão, apenas autuar, mas prendem para "forçar" o pagamento do ICMS.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2007 | 09:20

Nunca tive nenhum caso desde. Sempre fiz IE para circulação de mercadorias e IM para prestação de serviços.

Mas, no seu caso, aconselho em primeiro lugar conversar sobre o assunto no posto fiscal, explicando o fato (apenas prestação de serviços).
Caso não houver acordo, faça um documento informando que o objeto social da empresa é apenas prestação de serviços de montagem e protocole no posto fiscal, com uma via protocalando o recebimento pelos fiscais.

Pode ser um documento simples, onde a firma tal... declara para todos os fins que tem como objeto social a prestação de serviços de montagem de estruturas metálicas e não efetua a venda de mercadorias.

Espero ter ajudado!

Visite o meu Facebook.
***CCB
GABRIELA ABDO

Gabriela Abdo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 12:11

tem uma empresa que presta serviço de pinturas e reformas só que quem compra o material é a empresa e não o cliente.
a empresa deve dar nota de material?
como funciona deve ter ie?
será pago imposto s/ a nota fiscal?

ou será melhor colocar todo valor na nota fiscal de serviço?

grata

gabi

CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Escriturário(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 14:35

Boa tarde pessoal,

desculpe, desde já, se estou postando no lugar errado minha duvida, mas aqui me pareceu o mais correto.

Enfim, tenho um cliente que trabalha com construção e possui inscrição estadual (cassada), porém, como está no ramo de serviços, é obrigatório manter essa inscrição?

Desde já, muito obrigada.

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)

Visitante não registrado

há 15 anos Terça-Feira | 17 novembro 2009 | 14:41

Boa tarde Cibeli,

Se o seu cliente trabalha apenas com prestação de serviços não é necessário a inscrição estadual, a IE é necessária no caso de venda.

O ideal é você providenciar a baixa dessa inscrição para evitar problemas futuros.

Att,

Cleiton Alves

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:59

Olá Leila !

Quando foi alterado de CNAE para CNAE-Fiscal o objetivo foi unificar a atividade com mesmos códigos no Estado e Receita Federal.

Aqui em São Paulo são unificados, o que pode acontecer é se fazer alteração contratual, registrar na Junta Comercial e no Posto Fiscal e não o fazer na Receita Federal, aí fica diferente por não ter sido feito a alteração.

Verifique esta situação na empresa que você está consultando.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Leila Cristina Miranda Valérius

Leila Cristina Miranda Valérius

Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 08:37

Aqui no paraná ja foi aprovada a legislação para unificação em Janeiro, porém ainda vão fazer licitação para sistemas e etc...., na verdade não encontrei nenhuma legislação que me obrigue a ter as mesmas atividades no Cartao de CNPJ, na Inscrição Estadual e na Municipal, a empresa em questão esta com atividades divergentes nas Tres esferas, não efetivamente CNAE.

Mas obrigada pela Atenção

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 09:10

Bom dia Leila !

O que eu posso te dizer é que procure se interar dos procedimentos quanto ao registro de empresas aí no Paraná, na Junta Comercial, no Alvará Municipal, Inscrição Estadual e Receita Federal, e com isso solicitar Certidão Negativa ou uma pesquisa de regularidade da empresa nestes órgãos.

Assim, você poderá se interar se a mesma está ou não regular.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Renata da Silva Antunes

Renata da Silva Antunes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 15:44

Boa tarde pessoal!

Eu também achei esse site que o colega postou acima, mas lembrem-se que ele é de SC e não serve para todos os Estados.

Como eu já havia ido a um posto fiscal aqui de SP e sabia que existia uma listagem com os CNAE's que necessitavam de Inscrição Estadual localizei, dentro do site uma listagem como todas os CNAE's OBRIGADOS a ter a Inscrição Estadual.

http://www.fazenda.sp.gov.br/download/cnae/tabela_cnae_2_0.pdf

Espero que ajude a todos.

Renata Antunes
Téc. Contábil

"Não espere o extraordinário acontecer... Faça acontecer."
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:26

Boa tarde,

Pegando carona no assunto estou com uma dúvida referente a atividade cadastrada na Receita Federal e Estadual.
É o seguinte verifiquei que um cliente nosso esta com cnae principal na Receita Cnae 4774100 e na inscrição estadual cnae principal 4763603.
Qual é o mais correto estadual ou da receita?

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 08:05

José Irineu, na verdade não existe um "mais correto". As informações referente os CNAES da empresa, devem corresponder com os órgãos federais e estaduais. Isso provavelmente foi no momento de constituição da empresa, ou alguma alteração de atividade ocorrida numa ocasião.

Você deverá verificar de acordo com o contrato/requerimento da empresa qual o CNAE correto e providenciar as alterações na repartição correspondente.

Abraço amigo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade