x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 1.640

Thiago Nista Lombardi

Thiago Nista Lombardi

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 16:51

Boa Tarde, pessoal!

Alguém poderia me ajudar na ST, pois sou novo na área fiscal. Como calcular a ST?

Formúla MVA ajustada = [( 1 + MV AST original) x (1 - alg inter) / (1 - alq intra)] -1.

MVA ST orginal = 36.

valor da nota 11600,82

frete pago pelo emitente.

minha empresa é varejista e a compra não veio com ST.

OBRIGADO,

tHIAGO

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 08:45

Thiago Nista Lombardi, bom dia.

Meu caro peço mil desculpas pois fiz o cálculo errado e considerei a alíquota interestadual de 12% ao invés de 7% o valor correto do ICMS ST é R$ 2.193,20.

Estou lhe enviando a planilha.

Grande abraço,

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino"
Thiago Nista Lombardi

Thiago Nista Lombardi

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 15:27

Boa Tarde, Hudson!

Cara, fiquei com dúvida e vc mandou uma planilha no excell explicando, continuei com dúvida vc montou uma tabela passo à passo para mim. Hudson, fiquei impressionado pela atenção e ajuda ao seu companheiro de equipe.

Muito obrigado e que Deus o abençõe. Este fórum é muito útil, ferramente muito importante.

abs,

Thiago

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 16:48

Caro Thiago,

Agradeço o reconhecimento, assim como já me ajudaram bastante costumo tentar ajudar sempre que posso.

Caso algum outro colega queira também, posso enviar a planilha modelo de cálculo de ICMS ST.

Abraços,

Philip Rangel de O. Souza

Philip Rangel de O. Souza

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 17:09

Pessoal,

aproveitando a dúvida que repercute com a minha, gostaria de tirar uma esclarecimento.

Uma de nossas empresas tem como atividade como material de construção e comprou porta lisa NCM: 44182000 DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SC. Minha cliente é de MG.

Na nota fiscal o calculo foi feito, mas não bate com o meu, gostaria da ajuda para ver onde estou errando.Segue os dados:

Valor do produto: R$ 2.750,00
Base de Calculo ICMS: 2.750,00
vALOR icms: 330,00
bASE DE CALCULO ST: 3.139,40
Valor do ICMS ST: 235,10
MVA: 38%
lembrando que minha empresa é do SIMPLES NACIONAL, e não ajusta MVA

No Calculo:
2.750,00 x 38%= 1.045,00
2.750,00 + 1.045,00= 3.795,00

A aliquota interestadual: 12%
A aliquota de MG: 12%

então:
3.795,00 x 12%= 455,40
2.750,00 x 12%= 330,00

455,40 - 330,00 = 125,40

Os 125,40 difere com o que a empresa de SC calculou para minha empresa pagar que é de 235,10. O que fiz de errado??? Como chego ao valor que eles chegaram?

desde já agradeço.

Philip Rangel

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 17:35

Philip Rangel de O. Souza, boa tarde.

Qual seu e-mail para que possa lhe enviar a planilha ?

Em relação a 2° Dúvida, conforme o Art 15 do Anexo XV do RICMS MG

Art. 15. O estabelecimento destinatário de mercadoria relacionada na Parte 2 deste Anexo, inclusive o varejista, é responsável pelo imposto devido a este Estado a título de substituição tributária, quando o alienante ou o remetente, sujeito passivo por substituição, não efetuar a retenção ou efetuar retenção a menor do imposto

È de responsabilidade do contribuinte mineiro efetuar o recolhimento do imposto no ato da entrada, devido pelo remetente quando o mesmo não efetuar a retenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade