x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 3.174

Qual CFOP usar

Marcos Zanoty

Marcos Zanoty

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 12:37

Estou com uma duvida e gostaria que os amigos me ajudassem, tentarei explanar o problema sendo o mais sucinto e descritivo possível:

::::::
Existem ‘duas’ empresa A e B ambas optantes pelo Simples Nacional.
- Sendo que B é filial da A.

A empresa A é uma indústria que funciona no interior.
A empresa B é um comercio que funciona na cidade.

A empresa A compra os materiais X,Y e cria(industrializa) um PRODUTO chamado XY.
- A empresa A vende o produto XY usando o CFOP 5.101 (venda de produção).
- A empresa A transfere (transferência 5.151) o produto XY para a empresa B.

Duvidas:

1- Qual CFOP a empresa B deve usar na venda desse produto XY?
5.101 – venda de produção OU
5.102 – venda de mercadorias?

2- E no Simples Nacional qual a maneira correta deu declarar o faturamento B como Comercio (menor alíquota) ou como Indústria?

Rodrigo Oliveira Miranda

Rodrigo Oliveira Miranda

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:02

Já que são filiais eu não entendi porque a empresa A compra de B, pois outra situação que temos é como ficará a contabilização da transferência da empresa A para empresa B, como essa conta fechar. Não vi nenhum CFOP com algum descrição dessa situação. No meu entender B usará 5.102, pois está recebendo uma mercadoria que irá apenas revender.

Rodrigo Oliveira Miranda
Contador
Rodrigo Oliveira Miranda

Rodrigo Oliveira Miranda

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:15

Complementando Marcos, creio que são várias situações que devem ser analisadas.

I - O conceito Matriz/Filial não caracteriza que uma seja diferente da outra em sua essência. Mesmo que a Filial só venda os produtos que são fabricados na Matriz não quer dizer que ela seja somente comércio. Ela não terá outra personalidade jurídica. Desta forma ela também poderá eventualmente fabricar e vender.

Pelo que você relatou pode se caracteriza uma situação de remessa de beneficiamento.

Vou continuar a checar tal e talvez outros usuários possa trazer maiores esclarecimentos.

Rodrigo Oliveira Miranda
Contador
Marcos Zanoty

Marcos Zanoty

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:17

Rodrigo não há compras/vendas entre as filias...
Também citei isso:

A empresa A transfere (transferência 5.151) o produto XY para a empresa B

Alguém tem uma opinião sobre a segunda dúvida?
No simples Nacional na hora de informar a segregação da receita bruta entre a matriz e a(s) filiais (mesmo nesse cenario) posso informar que houve uma apenas uma 'comercialazação'?

Informando que houve apenas uma comercialização por parte da filial o valor do imposto seria menor...

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:51

Olá boa tarde!

As empresas podem abrir filiais com atividades diferentes, basta atender as exigências do fisco na abertura das mesmas.

Mas se a matriz é indústria e a filial apenas comércio, a filial não pode eventualmente fabricar e vender, pois ela não está habilitada para tal atividade, apenas comércio.

Sobre as transferências, a matriz vai transferir os seus produtos fabricados com o CFOP 5.151 para a filial comercializar, onde a filial irá registrar no seu livro de reg. de entradas estas notas fiscais com CFOP 1.152 pois a finalidade é comércio.

Os produtos da matriz entram na filial como mercadorias para revenda e devem ser utilizados os CFOPs 5.102/6.102 para as vendas da filial.

Na segunda questão, como é centralizada a tributação do simples, a empresa terá receitas do CFOP 5.101/6.101 e matriz e 5.102/6102 da filial.

Marcos Zanoty, a empresa que trabalho é Lucro Real, não tenho aqui os formulários de preenchimento de empresas do Simples para verificar, mas como o imposto é pelo faturamento, creio que as transferências não entram como receita.

Espero ter ajudado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade