x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 609

Comprovação de entrega do produto

Maria Aparecida Cabral

Maria Aparecida Cabral

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Meio Ambiente
há 12 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2013 | 17:52

Compro ração todos os meses de um certo fabricante e estou percebendo que nem todos os faturamentos efetuados foram, efetivamente, entregues. Por conta disso, para poder levantar os dados junto ao fornecedor, estou precisando tirar algumas dúvidas:
1) O faturamento é no meu nome; é obrigatório que o fornecedor me envie DANFEE em cada faturamento?
2) Se o fornecedor afirmar que fez todas as entregas (o que é mais provável) o canhoto da nota assinado pelo recebedor é documento legal comprobatório da entrega ou há algum comprovante legal dessa efetivação? Há alguma exigência legal de reter o comprovante de entrega em arquivo?
Se alguém puder me ajudar, fico, desde já, muitíssimo grata

Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 07:06

Prezada Maria,

Bom dia.

Primeiramente vc deve exigir do fornecedor,quem recebeu assinou o canhoto da nota. E quanto a questão do XML, para que email ele direcionou tais arquivos, pois no ato do recebimento este deveria ser cancelado uma vez que vc não efetuou a compra.
Quanto a obrigatoriedade tem um paragrafo na CAT 162/08 artigo 13, que deixa claro a obrigarotiedade da entrega do arquivo
§ 6º - Deverá ser encaminhado ou disponibilizado “download” do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso, conforme padrão estabelecido por Ato COTEPE: (Redação dada ao parágrafo pela Portaria CAT-30/11, de 04-03-2011; DOE 05-03-2011; Efeitos a partir de 1º de julho de 2011)

1 - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

2 - ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente.

Maria Aparecida Cabral

Maria Aparecida Cabral

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Meio Ambiente
há 12 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 23:18

Puxa, Cristiane, muito obrigada por me responder! Minhas dúvidas devem ter sido até enfadonhas para vc, mas não da área e estes temas me são são sempre muito complicados.
Entrarei em contato imediatamente com o fornecedor e solicitarei as comprovações sobre a entrega. Se entregaram, alguém recebeu; e quem recebeu terá de saber onde colocou, não é verdade? Porque para o estômago dos cavalos, se tivesse ido, os coitados já teriam morrido de cólicas por excesso de ração... rsrs...
Muito grata mesmo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade