x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 574

ICMS na operação com mercadoria de Infomática

Marcelo Jesonias

Marcelo Jesonias

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 16:50

Olá Pessoal,
Estou com uma pequena dúvida. Segue:

Uma empresa que compra mercadorias fora do Estado, sendo ela do Simples Nacional parará diferença de alíquota? Ou no recolhimento da DAS será aplicado uma alíquota única?

att,

Marcelo Jesonias Silva dos Santos
Contador - CRC/PE
Tatiane Pomatti

Tatiane Pomatti

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 17:00

Ola Marcelo.
Isso ira depender do motivo da compra.
Em Santa Catarina, pagamos a DIFA sobre produtos de Uso e Consumo e Imobilizados caso eles não constem no anexo I, seção I,IV,VI e VII.

E também entrou em vigor a partir de 1/02/2013 o DIFA para mercadorias destinadas a comercialização e industrialização. Pelo que seu SC era um dos poucos estados que não aplicava a DIFA sobre comercialização e industrialização.

E não, em SC para empresas normais ou do Simples não é aplicado alíquota única. Apenas os prazos de pagamento da DIFA são diferenciados, beneficiando empresas do Simples.

Então, lhe aconselho a analisar a legislação do seu estado.

Espero ter ajudado!

"A felicidade não esta em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive." (Mahatma Gandhi)
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 17:06

Marcelo Jesonias S. dos Santos,
Boa tarde!

As empresas também do Simples Nacional, poderão pagar ICMS diferencial de alíquota, se assim estiver estabelecido na legislação estadual (consulte-a).

No momento de apuração do DAS, a pessoa jurídica pagará o icms correspondente ao anexo a que estiver sendo tributada a sua receita (Anexo I, II, III, IV ou V) conforme o caso.

O pagamento do ICMS diferencial de alíquota não inibe o pagamento do ICMS incluído no DAS.

Um é devido pela entrada da mercadoria oriunda de outra UF. Jà o outro corresponde ao recolhimento do imposto sobre a receita.

Dúvidas, torne a postar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade