x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 660

MEI precisa fornecer NF para pessoa fisica?

julio cesar danini

Julio Cesar Danini

Bronze DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 12 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 20:35

Boa Noite pessoal, estou abrindo uma loja de variedades e me formalizei como Micro Empreendedor, eu li que não sou obrigado a fornecer NF para pessoa física, mas caso o cliente insista e eu não forneça a NF eu terei problemas? E aonde eu dou entrada para adquirir o Talão de Notas ou Nota Fiscal Eletrônica.

Grato!

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 março 2013 | 00:27

Olá Julio, O MEI realmente está dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for pessoa juridica, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

Não terá problemas da não emissão da Nota fiscal ao consumidor final/PF porque tem essa previsão legal de ser facultativo, ou seja, fica a seu critério. No entanto, você poderá perder o seu cliente com essa negativa, sugiro que explique ao seu cliente solicitante P.F. que você está dispensado da emissão, havendo resitência do cliente pela precisão da NF, e, caso queira manter a relação comercial emita a nota fiscal.

Procure uma gráfica credenciada, normalmente eles mexem com toda a papelada, ou seja, eles fazem uma ponte entre o empresário e a secretária de estado, ou você mesmo pode fazer os requerimentos e tudo mais.

OBS: Fiz a citação supondo que é empresa comercial, se for serviço, o requerimento/credenciamento é feito junto a prefeitura.

Espero ter ajudado

Att.
Vanderlei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade