Fred
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeQual procedimento para cancelamento de uma NF-e fora do prazo, ou seja, após 24h de sua emissão?
Sendo que desde o período de 01/04/2013 não é mais suficiente, apenas a denuncia expontanea.
respostas 4
acessos 32.046
Fred
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeQual procedimento para cancelamento de uma NF-e fora do prazo, ou seja, após 24h de sua emissão?
Sendo que desde o período de 01/04/2013 não é mais suficiente, apenas a denuncia expontanea.
Leandro Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) FiscalBoa tarde Fred.
A SEF MG disponibilizou o cancelamento extemporâneo.
A respeito do cancelamento extemporâneo, esclarecemos que:
nos termos do Ato COTEPE 33/2008, o prazo legal de cancelamento é de 24hs contado a partir do momento da autorização da respectiva NF-e.
A SEF/MG disponibilizou uma funcionalidade no SIARE para cancelamento
extemporâneo, ou seja, nos casos em que o contribuinte perdeu o prazo de 24 horas para o cancelamento.
No SIARE, o contribuinte fará sua solicitação de transmissão de cancelamento extemporâneo e será gerado um protocolo de autorização da transmissão desse cancelamento.
Recebido o referido protocolo, o contribuinte deverá transmitir o cancelamento utilizando a funcionalidade de cancelamento disponível no sistema emissor de NF-e adotado pela empresa da mesma forma como se fosse transmitir o cancelamento de uma nota dentro do prazo legal.
O contribuinte terá até 30 dias, a partir da geração do protocolo no SIARE, para transmitir o cancelamento extemporâneo. Perdido esse prazo não será possível solicitar o cancelamento para a mesma NF-e.
Com essa funcionalidade não será necessário que o contribuinte compareça à AF para solicitação do cancelamento extemporâneo.
Segue a sequencia de passos para realizar o cancelamento extemporâneo de NF-e via SIARE:
O contribuinte deverá logar no SIARE e acessar o Menu NF-e > Solicitar Cancelamento Extemporâneo:
Em seguida (tela 1 de 3), deverá preencher o CNPJ ou Inscrição Estadual do estabelecimento emitente da NF-e:
No próximo passo (tela 2 de 3), deverá ser informada a chave de acesso da NF-e que será cancelada e a justificativa pela perda do prazo legal e clicar em continuar:
Finalmente (tela 3 de 3), será exibida a mensagem de sucesso e gerado o protocolo autorizando a transmissão desse cancelamento:
Concluída essa etapa o contribuinte deverá transmitir o cancelamento utilizando a funcionalidade de cancelamento disponível no sistema emissor de NF-e adotado pela empresa da mesma forma como se fosse transmitir o cancelamento de uma nota dentro do prazo legal.
Mas se prepare pois o pessoal dos sistemas não testam preparados para isso.
Thainara Ravena Pacheco Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoBom dia pessoal,como faço o lançamento de nota fiscal com cancelamento extemporâneo no sintegra? Sendo que a nota fiscal foi emitida no mês 07, depois de 23 dias tive que fazer esse cancelamento, no sintegra do mês 07 lancei a nota como documento cancelado extemporâneo, mas deu erro no validador (data dentro do período da declaração incompatível com lançamento extemporâneo) e agora o que faço, lanço essa nota no mês 08 como cancelamento extemporâneo e no mês 07 fica sem lançar?
Fernanda Patureau de Azevedo
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoa tarde a todos! minha empresa recebeu uma notificação fiscal por tão ter lançado no Sped Fiscal uma nf-e, e na verdade nem sabiamos da existência desta NF-e, o que ocorreu foi o seguinte: O fornecedor emitiu a NF, perdeu o prazo do cancelamento, e depois emitiu uma outra NF de entrada da mercadoria para anular a operação anterior, só que nem ficamos sabendo disto. Alguém já teve um caso assim, saberiam me dizer como proceder quando ocorrer este tipo de situação? Obrigada!
Suelen
Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritórioboa tarde
no meu caso o contador protocolou a nota e pediu para eu cancelar so que nao estou conseguindo pois a nota ainda se encontra como rejeitada, entrei em contato com o auditor e ele mandou eu ler isso http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/noticias.php?id=1471 , ao meu ver devo esperar que eles enterm em contato outorizando o cancelamento por isso nao estou conseguindo.
estou certo sobre isso ou o que estou fazendo de errado?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade