Ricardo Alexandre
Bronze DIVISÃO 5 , Encarregado(a) FiscalA base de cálculo do ICMS nas vendas à vista, a prazo e financiada, ou seja, qual o efetivo valor de imposto a pagar em tais operações, notadamente quando se trata de uma economia de mercado, em que o custo do tributo pago é fator determinante para o sucesso ou insucesso comercial, sendo assim:
A questão primordial, que vejo sobre o assunto da base de calculo gira em torno da inclusão ou não dos juros (encargos financeiros) na base de cálculo do imposto, especificamente nas vendas a prazo e financiada.
Apesar disso, tenho a seguinte tese e a mesma com embasamento no regulamento ICMS:
(i) Nas vendas à vista, a base de cálculo do ICMS é o preço de venda da mercadoria, com as exceções previstas, não se podendo falar em inclusão ou não de juros na referida base de cálculo;
(ii) Nas vendas financiadas por instituição financeira ou administradora de cartão de crédito, a base de cálculo do imposto não deve da mesma forma, incluir o montante relativo aos juros;
(iii) Nas vendas a prazo, por outro lado, deve-se incluir os juros na respectiva base de cálculo do ICMS.
“Tenho essa informação no regulamento do ICMS, mas o grande problema é passar gerar essas informações no cupom fiscal gerado pela ECF”:
Gostaria de saber como fica a situação das vendas financiadas onde tenho que excluir o juros utilizando a ECF ???
Atualmente é enviado para ECF o valor total do item e alíquota!
Como aplicar esse fator, pois é a própria ECF que calcula o valor da BC de ICMS e valor do ICMS!
desde já agradeço,
Duvidas estou sempre a disposição