x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 480

IRRF sobre Venda de Imóveis

Graziela Almeida

Graziela Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 10:35

Bom dia!

Tenho uma dúvida em relação ao IRRF. Um cliente vai vender o imóvel dele para comprar um outro, porém, o comprador do imóvel dele, por ser amigo da família vai depositar o dinheiro antes de efetivar a compra para o meu cliente segurar a comprar com a imobiliária. O valor é de R$ 200.000,00 quero saber se desse valor o banco, vai reter o IR, já que o banco não sabe que se trata de venda de imovel e a operação não será de venda de imóvel efetivamente por ainda ter sido realizada, ou seja, creditou o dinheiro na conta do meu cliente. Se reter, qual o valor ou alíquota será? E no caso se esperar a venda efetiva, qual valor reterá de venda de imóvel ou alíquota?

Desde já agradeço!

Graziela Almeida

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 10:41

Graziela,

O Banco não cobra imposto de ninguém, logo os R$ 200.000,00 depositados na Conta Corrente de seu cliente, serão R$ 200.000,00 que o mesmo poderá sacar, o único imposto de renda na fonte que o Banco cobra é sobre os rendimentos de aplicação financeira.
Se o contrato estiver bem amarrados, inclusive informando este sinal, não há problema nenhum.
Após a venda, ai sim, será apurado e recolhido o ganho de capital, caso houver.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: