x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 590

Restituição de valor pago a maior no IRPF2012-13

Ivan Mathias

Ivan Mathias

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Computação
há 11 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 16:23

Prezados,

Paguei a maior 800 reais no imposto de renda recente, 2012-2013. Enviei o imposto 2013, paguei a DARF, somente em seguida vi que faltaram algumas despesas educacionais que podiam ser deduzidas. Simulando a retificacao, me daria uma restituiçao de 800 reais.

Pergunta é, como faço para restituir esse valor que ja foi pago para o governo? Pelo que li seria o sgte, favor me corrigir e agradeço comentários:

1) Envio o IR 2013-2012 retificado com os valores corretos. Contudo nao pago nenhuma darf que é gerada ja que ja paguei uma com o valor a maior de 800 reais.
2) Peço a restituiçao por pagamento a maior atraves do software da receita PER/DCOMP, colocando a DARF em questão ja paga e o credito atual a ser restituido no valor de 800 reais.

Se for mesmo isso, em ate quanto tempo tenho esse valor restituido na minha conta bancaria?

Grato desde já,
Ivan

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 4 maio 2013 | 16:22

Ivan Mathias
Boa tarde!

Primeiramente deverá promover a retificação da Declaração já transmitida a RFB, complementando com as deduções não informadas anteriormente e se passível de restituição, informar conta para depósito e aguardar.

Quanto ao valor já pago em DARF, sugiro a leitura do material disponível, neste link

Se ainda assim persistirem dúvidas, por gentileza pesquise em tópico já existente sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2013.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.