x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 985

MEI realmente não é obrigada a emitir NF ?

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:53

Prezados, boa tarde

Me surgiu uma duvida que é a seguinte.

Supondo que eu tenha uma empresa optante pelo MEI, e não emita nota fiscal ( uma vez que MEI não é obrigada a emitir NF para pessoa fisica).

Como a receita federal irá realmente saber se meu faturamento ultrapassou ou não o limite de 60 mil no ano ?

Tá certo que tenho que declarar isto na declaração do MEI, mas pelo fato de minha empresa não ser obrigada a emissão de nota fiscal, eu não poderia estar burlando esta informação para permancecer no MEI ?

Ou eu só tenho que declarar o faturamento com NF ?

Alguem poderia me ajudar nesta questão ?

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 15:20

Lucas...obrigado pela resposta

Mas como o Órgão fiscalizador competente irá verificar que realmente aquela informação que esta em meu relatorio de vendas é verdadeira ?

Por exemplo, minha empresa faturou 72 mil reais no ano, mas no meu relatorio eu coloco 59 mil ( para permanecer no MEI )

Georgito

Lucas Teles

Lucas Teles

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:15

Georgito,

Caso a RFB, chegue ao patamar, o qual irá solicitar o relatório informado, a fiscalização ocorrerá com base em documentação, ou seja, recibos de pagamento, movimentação bancária e etc.

Por isso, mesmo não emitindo nota fiscal, é conveniente que o MEI emita recibo (e solicite assinatura do cliente), para cobrir sua prestação de serviços ou venda de mercadorias.

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:28

Georgito, a única maneira de se saber se você esta burlando ou não seria pela análise da movimentação bancária da empresa, vendas com cartão e não tenha dúvidas a partir das suas compras com nota.
Se até para as ME e PP utiliza-se deste mecanismo, nada impede que se busque isso com os MEIs.
Por diversas fiscalizações (estaduais) que passei, um dos critérios utilizados foi o valor das compras acrescido de um percentual de lucro, no caso 20%.
Entenda que se você compra todo mês 5.000 é obvio que sua venda será maior que 5.000.

"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade