x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 534

Opção pelo regime de apuração de receitas

Filipe Bacelar

Filipe Bacelar

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 00:15

Boa noite,

Entrei no site para gerar DAS e vi que preciso escolher primeiro o
Regime de apuração de receita (Caixa ou Competência).

Fiquei com as seguintes dúvidas?

1 - Caso opte por competência preciso somar as notas fiscais emitidas no mês anterior e gerar e pagar a DAS até o dia 20 do mês subsequente?

2 - Caso opte por caixa teria que somar as notas fiscais que efetivamente foram pagas durante o mês e gerar e pagar a DAS até o dia 20 do mês subsequente?

3 - Existe algum problema, caso receba algum credito em minha conta corrente da empresa e não tenha emitido nota para tal?

desde já fico grato pela atenção de todos

julio cesar

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Tributário
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 08:26

Bom dia Filipe!

Eu sempre apurei empresas pelo regime de competência. Onde o fato gerador do imposto é a venda ou prestação dos serviços no caso na emissão da NF assim como você descreveu acima.

Agora o que aprendi no regime de caixa é que o fato gerador do imposto e o recebimento das mercadorias ou serviços prestados, se você recebe valores em sua conta, poderia caracterizar ao fisco no regime de caixa que é receita logo você deve tributar e outro fator é que a contabilidade deve estar bem organizada mês a mês com os recebimentos. Isso é um pouco o que sei desse assunto. Porem qualquer valor que você receba na conta da empresa deve ter uma origem declarada e especifica tanto no regime caixa quanto competência. E a opção é irreversível pelo ano calendário, por isso te aconselho a analisa bem a escolha e consultar antes outras opiniões sobre o assunto.

espero ter ajudado.

Se o seu dom é servi, sirva; se é ensinar; ensine;
RM 12;7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade