Lucas de Oliveira Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeDe quem é a obrigatoriedade da retenção na nota fiscal de prestação de serviços? Se não vier destacado na nota quem assume a responsabilidade? O contratante ou o prestador?
respostas 4
acessos 652
Lucas de Oliveira Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeDe quem é a obrigatoriedade da retenção na nota fiscal de prestação de serviços? Se não vier destacado na nota quem assume a responsabilidade? O contratante ou o prestador?
Julio Cesar
Prata DIVISÃO 3 , Assistente TributárioBom dia Lucas de Oliveira Gomes!
a Obrigatoriedade de destacar na NF e deduzir o valor no recebimento de serviços retidos é do Prestador do Serviços , porem o contratante tem por dever consultar todas as NF e verificar as retenções e informar para o prestador da retenção e dos descontos no pagamento. Aqui no serviço muitos prestadores não informam em NF a retenção mesmo assim nos retemos e o informamos. Porque o imposto é devido pelo tomador.As informações na DIRF são de prestador e tomador o fisco quando cruzar as declarações vai querer esclarecimentos dos dois.
espero ter ajudado.
Anderson Souza dos Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom Dia!!!
Consultar legislação tributária do seu muncipio, mas lhe adianto que para retenção independe da informação em nota, apesar de ser o correto, o tomador tem que ter conhecimento sobre a lista de serviços sujeitas a retenção e seus substitutos tributário, caso contrário, o prestador terá que efetuar o recolhimento, já que nesse caso é de responsabilidade solidária o recolhimento se o tomador por algum motivo não recolhe, o prestador é obrigado a detectar e recolher na forma de ISS declarado.
Espero ter Ajudado.
Lucas de Oliveira Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeObrigado Anderson e Julio Cesar!
Lucas de Oliveira Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeOutra dúvida! Quem é optante pelo Simples Nacional está obrigado a destacar a retenção na nf quando a prestação de serviços exceder o valor de 5.000,00 no mês? Ou a retenção é feita pelo próprio prestador e é paga na guia de Simples no dia 20?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade