x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 1.742

Empresa inativa

Amauricio Vargas

Amauricio Vargas

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 15:35

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Amauricio F Vargas
Gerente Recursos Humanos
LUCIANO FERREIRA

Luciano Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 15:45

conforme o colega Amauricio Vargas falou está correto mais eu lhe recomendo que vc faça as declarações simplificada da pessoa juridica - inativa todos os anos para evitar problema com a receita federal.

Ricardo Cechinel

Ricardo Cechinel

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 19:39

Termy Ferreira de Lima


DCTF - até o 15 º (décimo quinto) dia útil do 2 º (segundo) mês subsequente.

a) em relação ao mês de dezembro de cada ano-calendário, na qual deverão indicar os meses em que não tiveram débitos a declarar; ( Instrução Normativa RFB nº 1.130, de 18 de fevereiro de 2011.

Obs: Entregar todos os meses que teve débitos a declarar, exceto quando não houver e no mes de dezembro de cada ano.

DACON - até o 5º (quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente.

Dispensa:
As pessoas jurídicas que se mantiverem inativas desde o início do ano-calendário ou desde a data de início de atividades, relativamente aos demonstrativos correspondentes aos meses em que se encontravam nessa condição.

Obs: Entregar todos os meses a partir do momento que deixou a inatividade, mesmo que sem movimento no período.

Ricardo Cechinel
FRANCISCO BRITO

Francisco Brito

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 20:21

UMa empresa que teve movimentação bancária (dono da empresa usou um cheque da empresa para pagamento de um carro, recebeu um aluguel de um imóvel que não era da empresa na conta bancária), entretanto não teve nenhum faturamento, emissão de nota Fiscal, etc... POde ser considerada Inativa e ser feita a declaração de Inatividade na Receita Federal???

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 20:29

Boa noite Francisco,

Pessoa Jurídica Inativa - Conceito

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Atenção: O pagamento, no ano-calendário a que se referir a declaração, de tributo relativo a anos-calendário anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória não descaracteriza a pessoa jurídica como inativa no ano-calendário.

Fonte : DSPJ Inavtiva - 2013


Assim sendo, visto que a empresa teve movimentação financeira, não pode ser considerada "INATIVA" e neste caso, não deve apresentar DSPJ Inativa e sim, DIPJ 2013.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
FRANCISCO BRITO

Francisco Brito

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 10:51

Caro Mário, mesmo que estas movimentações financeiras sejam aquele velho desrespeito ao princípio da entidade? Ou seja, o empresário usa a conta da empresa para resolver assuntos pessoais.Não houve emissão de NF tampouco atividade operacional desde a abertura.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 12:03

Bom dia Francisco,


Independente da tipo de movimentação, pessoal ou da empresa, fato é que a movimentação financeira existiu, assim sendo, a empresa não permaneceu "Inativa" neste ano-calendário.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 12:06

Francisco Brito
Se a empresa teve movimentação bancária, então presume que ela não esta inativa e a Receita tem como saber pois ela cruza as informações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: