x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 747

IR retido sobre aluguel

Marcio Bilico

Marcio Bilico

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 17:26

Olá,
Gostaria da ajuda dos colegas mais experientes na seguinte situação:
Trabalho em uma imobiliaria e temos uma locação no valor de R$6.000,00, nessa locação temos 3 proprietarios, sendo o percentual de: proprietario um tem 25%, propreitario dois 25%, proprietario três 50%. Gostaria de saber como faço para reter o IR sobre o repasse do aluguel mensal?

Por favor me ajudem!
Desde já agradeço!

Márcio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 18:40

Boa noite Marcio

Você deve calcular separadamente o valor que cabe a cada locador.

Nestes termos apenas o proprietário "três" sofrerá a retenção do imposto de renda.

Isto porque o imposto deve ser calculado nos moldes da Tabela progressiva mensal e a quantia recebida pelos dois proprietários primeiros está "dentro" do limite de isenção (R$ 1.710,78)

...

Marcio Bilico

Marcio Bilico

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 19:13

Caro Saulo, primeiramente quero agradecer pelo seu pronto atendimento, parabéns por ser um usuário VIP e de estar contribuido no aprendizado, assim como eu, dos "novatos" da profissão...

Preciso que você me esclareça mais algumas dúvidas: 1) Considerando que o valor do aluguel para o proprietário "três" é R$3.000,00, em que fase devo descontar nossa taxa de Administração de R$360,00?
2) Como faço para pagar esse IR retido, considerando que o locatario é uma associação sem fins lucrativos e completamente desorganizada, por isso preciso reter no boleto do aluguel e pagar pela imobiliaria, o correto seria o locatario fazer isso, não é?
3) Como faço para emitir a Nota Fiscal da taxa de administração? Devo fazer 3 notas fracionadas?

Desde já agradeço!

Márcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade