Maria Santana de Oliveira Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde
Gostaria de uma informação tenho uma empresa de fabricação de móveis CNAE. 3101200 Anexo II. mesmo ela sendo uma ME tem que pagar CPP no DAS.
respostas 13
acessos 1.798
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde
Gostaria de uma informação tenho uma empresa de fabricação de móveis CNAE. 3101200 Anexo II. mesmo ela sendo uma ME tem que pagar CPP no DAS.
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Maria,
Art. 4 º A opção pelo Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, no montante apurado na forma desta Resolução, em substituição aos valores devidos segundo a legislação específica de cada tributo, dos seguintes impostos e contribuições: (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 13, incisos I a VIII)
VI - Contribuição Patronal Previdenciária (CPP) para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o art. 22 da Lei n º 8.212, de 24 de julho de 1991, exceto no caso da ME e da EPP que se dediquem às seguintes atividades de prestação de serviços: (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 13, inciso VI; art. 18, § 5 º -C)
a) construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores;
b) serviço de vigilância, limpeza ou conservação;
Fonte: Resolução CGSN 94/2011
Portanto, para tal atividade, o CPP (Contribuição Patronal Previdênciária), está inclusa no cálculo do Simples Nacional, não devendo esta ser recolhida de outra forma.
Att.
Adalberto
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Adalberto desculpe a insistência é pq não entendi se pode ou não. sou nova na área e não entendo bem essas legislações
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Maria,
A CPP (Contribuição Patronal Previdênciária), está incluída no cálculo do DAS (Simples Nacional), sendo assim, não pode ser paga de outra forma, somente dentro do cálculo do Simples.
Att.
Adalberto
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Acho que não mim expressei claro.. uma empresa no Anexo II Deve pagar o CPP mesmo sendo uma ME
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Maria Santana de Oliveira Santos, a empresa mesmo sendo do Simples Nacional paga a CPP, porém esta é paga no DAS, ou seja, este valor já esta sendo calculado no DAS mensalmente, conforme percentual na tabela do Simples Nacional. Tabela anexo II
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigada a todos, pensei que por ser MICRO EMPRESA não pagava.
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Maria Santana de Oliveira Santos, para as empresa ME enquadrada no anexo IV esta obrigada a pagar a CPP. Vide IN 925/2009 como deve ser o preenchimento na SEFIP.
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
Vagnuenes é só das empresas do Anexo IV, Mas a empresa que estou com dúvida e do anexo II tenho que pagar CPP ela é uma ME
Obrigada
Maria
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Maria Santana de Oliveira Santos, para as empresas enquadrada no anexo II, não terá que pagar a CPP sobre a folha de pagamento, pois esta será paga na guia do simples nacional, com percentual conforme tabela do anexo II. Quando você for informar a SEFIP, deve preencher conforme IN 925/2009:
Art. 5º Para fatos geradores de contribuições previdenciárias ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional que exerçam atividades tributadas na forma dos anexos I a III e V, simultaneamente com atividades tributadas na forma do anexo IV da Resolução CGSN nº 51, de 2008 , observadas, com relação ao anexo V , exclusivamente as tabelas cujos efeitos vigoram a partir de 1º de janeiro de 2009, deverão indicar "optante" no campo "SIMPLES" do SEFIP.
§ 1º Na geração do arquivo a ser utilizado para importação da folha de pagamento deverá ser informado "2003" no campo "Cod.
Pagamento GPS" e "0000" no campo "Outras entidades":
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Vaguenuenes Oliveira. Agora entendi Tudo. muito obrigada a todos desse fórum tem sido de uma grande ajuda para aqueles que estão ingressando nessa área.
Obrigada
Maria Santana
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde a todos.
Tenho uma empresa que presta serviço para prefeituras. e foi retido IRPJ no ano de 2012. Mas fazendo uma pesquisa sobre as fontes pagadora com o certificado digital, percebi que nem todas informaram a Dirf e outras informaram com o valor errado. Como devo informar na DIPJ. Preciso retificar todas as DCTFS e Dacon
Att
Maria Santana
Alessandra de Melo Borges de Souza
Iniciante DIVISÃO 1 , AnalistaMaria Santana de Oliveira Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Alessandra
No Anexo III O CPP já sai qdo vc gera o imposto simples. Ele vai aumentando de acordo com o faturamento. já sai automáticamente.
Maria
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade