x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.178

Receita Operacional e Não Operacional

Lucas Pereira Jardim

Lucas Pereira Jardim

Iniciante DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 junho 2013 | 16:20

Boa tarde caros colegas! Estou com o seguinte problema:
Uma empresa com matriz (RS) e filial (BA), tem como atividade principal "Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente", porém a somente a filial tem como atividade secundária o "Aluguel de imóveis próprios". Caso eu venha e emitir recibos de aluguel com o CNPJ da matriz essa receita será considerada com não operacional para o cálculo dos impostos federais?
Desde já obrigado!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 19 junho 2013 | 17:11

Boa tarde Lucas

porém a somente a filial tem como atividade secundária o "Aluguel de imóveis próprios".

Afirmação improcedente, pois trata-se de uma só empresa, ou seja, você pode ter no Contrato Social a permissão para explorar (por exemplo) duas atividades. A matriz explorará uma e a filial outra, mas não pode ter na filial uma atividade que não conste do Contrato Social da Matriz, porque (repito) a empresa é única.

Diz-se (para o exemplo) que a empresa é composta por uma matriz e uma filial e não que são duas empresas.

Nestes termos a receita é operacional pouco importando se quem a auferiu foi a matriz ou a filial, tanto assim é que todos os tributos federais devem ser calculados (e pagos) de forma centralizada (matriz e filiais) pela matriz.

fonte: Centralização de tributos

...

Lucas Pereira Jardim

Lucas Pereira Jardim

Iniciante DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 junho 2013 | 17:31

Obrigado pela presteza Sr. Saulo!

Acredito que eu não tenha sido claro na minha afirmação... No contrato social da matriz consta sim a atividade de locação. Não consta, porém, o CNAE de locação no registro do CNPJ da matriz. Acredito que não tenha sido atualizado no momento da alteração contratual. Neste caso, continua sendo operacional a receita, sendo ela auferida pela matriz?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 19 junho 2013 | 19:20

Boa tarde Lucas,

Exatamente!

Se a atividade de locação consta do Contrato Social da Matriz a CNAE está implícita a despeito de não contar do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)

A atividade é operacional enquanto permitida no Contrato Social. A alteração cadastral deve ser promovida com vistas a regularizar a situação e evitar transtornos futuros.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade