x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 466

Alíquota do Simples Nacional

José Ricardo Carvalho de Araújo

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 14:21

Boa tarde a todos,

Eu trabalho em uma Contabilidade, eu estou com umas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem!! Estou querendo saber, como eu faço para calcular o Simples Nacional manualmente? Já fiz várias pesquisas na internet, mais ainda não conseguir achar a maneira correta!!
Além disso, alguém poderia me explicar se na hora de calcular o Simples, também tem que calcular usando alíquotas diferentes, como para: Vendas normais, substituição tributária ou ISS? Ou tem uma alíquota só para cada receita bruta total em 12 meses?

Desde já agradeço...

Rodrigo de Souza Soares

Rodrigo de Souza Soares

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 14:26

Boa Tarde Jose.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida (regime de competência) ou recebida (regime de caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.

Fonte:Portal do Simples Nacional

" Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! "
William Shakespeare

Sempre pesquise antes de Postar.
Respeite as regras do Fórum.

https://www.siqueiracontabilidade.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade