x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 536

Retenção inss

NILDA HILZENDEGER

Nilda Hilzendeger

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 21:05

Preciso de informação sobre retenção de inss s/nota fiscal de prestação de erviços;
Tenho uma empresa optante pelo simples no ramo de industria de pre-moldados em concreto. A empresa vende seus produtos colocados para os clientes, deslocando seus funcionários para isso. Gostaria de saber se a empresa ao emitir a nota fiscal terá de reter 11% sobre esse valor dos produtos.Se é devido como fazer a compensação do valor retido.

Samuel Cristiano sagario

Samuel Cristiano Sagario

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 09:36

Nilda bom dia, você vai precisar verificar duas coisas para ver se realmente vai ser preciso fazer a retenção do INSS.

1º Se o serviço é uma cessão ou locação de mão de obra.

Cessão de mão-de-obra é a colocação à disposição da empresa contratante, em suas dependências ou nas de terceiros, de trabalhadores que realizem serviços contínuos, relacionados ou não com sua atividade fim, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratação, inclusive por meio de trabalho temporário na forma da Lei nº 6019, de 1974.

2º Se o CNAE de sua empresa se enquadra no anexo IV do Simples Nacional.

Eu não sei como você emite suas notas mas a retenção do INSS será sobre a base de calculo dos serviços prestados excluindo o fornecimento de material.

Art. 121. Os valores de materiais ou de equipamentos, próprios ou de terceiros, exceto os equipamentos manuais, fornecidos pela contratada, discriminados no contrato e na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestação de serviços, não integram a base de cálculo da retenção, desde que comprovados. RFB 971

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: