Eduardo Augusto Melere
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Fui contemplado em um consórcio e utilizarei o mesmo na compra de um carro para minha filha.
Como ficará este lançamento no Imposto de renda?
respostas 4
acessos 1.035
Eduardo Augusto Melere
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Fui contemplado em um consórcio e utilizarei o mesmo na compra de um carro para minha filha.
Como ficará este lançamento no Imposto de renda?
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeEduardo,
Se o fato ocorrer dentro do proprio ano, você deverá lançar o valor recebido em sua declaração(discriminação) e no mesmo ato, fazer a doação p/sua filha adquirir o veiculo. Ela vai lançar em rendimentos isentos(doações)o valor recebido.Outra coisa, apesar deste valor não aparecer na sua declaração no ano base(só em discriminação), não esqueça de considerá-lo como variação patrimonial(cobertura de caixa).
Não esqueça que estas doações geram um imposto chamado ITCD(municipal-aqui no meu municipio é de 5%), que se não for pago, com certeza a Receita Federal cobrará futuramente.
Um abraço,
Eduardo Augusto Melere
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Rogerio
Primeiramente, obrigado.
Quanto a variação patrimonial (cobertura de caixa), não compreendi: do que se trata?
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeEduardo,
Quando você faz uma decl. renda, no final é feito um estudo para ver se a receita do ano cobriu os pagamentos(tipo caixa), se não cobriu, houve omissão de receita e o leão pega mesmo.Como no caso do consorcio pago no ano e vendido/transferido no mesmo ano, este valor não vai aparecer no ano base da dec., na coluna de bens, e neste caso pode ocorrer um lapso e não considerá-lo p/efeito do controle de caixa do ano.
Deu p/entender?
Um abraço,
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Eduardo,
Com a permissão do Rogerio deixe-me explicar como a Receita Federal determina/encontra a variação (ou evolução) patrimonial de sua Declaração.
Ela é o resultado obtido na soma do:
- total dos Bens e Direitos adquiridos no ano anterior menos a o total dos Bens e Direitos adquiridos no ano da Declaração, mais
- o total das Dividas e Ônus Reais contraídos no ano anterior menos a o total das Dívidas e ônus Reais contraídos no ano da Declaração,
Se o resultado (soma) destas duas operações der negativo, estará indicando que você está sonegando, pois adquiriu bens sem demonstrar/declarar a origem do dinheiro que permitiu adquirí-los.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade