x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 530

Fernanda M N

Fernanda M N

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 09:14

Bom dia a todos, tudo bem?
Estou com uma dúvida:
- Uma empresa prestadora de serviço optante pelo Lucro Presumido emitiu uma NFPS no valor de R$ 1.209,00 para um cliente no início do mês de Julho (05/07/2013) e reteve o 1,5% de IR.
Hoje (19/07/2013) precisa emitir uma outra nota para o mesmo cliente de de R$ 600,00. O valor do IRRF será inferior a R$ 10,00, portanto, quero saber se por eu já ter emitido uma nota para esse cliente com valor maior, vou precisar mesmo assim reter o 1,5% dessa nota menor, ou não, pois seu valor será inferior a R$ 10,00?

FMN
Deus seja louvado!
Edson Bezerra da Silva

Edson Bezerra da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 09:20

Fernanda, bom dia!

Pelo fato do IRRF ser inferior a R$ 10,00 não haverá a necessidade da retenção.

Algumas empresas utilizam do expediente de reter os impostos sem a analise de documento por document e recolher, permitindo que você possa utilizar o crédito da retenção para compensação da sua parcela de imposto a pagar.

Atenciosamente,

Fernanda M N

Fernanda M N

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 09:24

Oi Edson, então mesmo pelo fato de já ter emitido uma outra nota para essa empresa não vou reter mesmo assim?
Portanto o que importa é o valor da nota atual?
Não é igual as contribuições que devemos somar o total emitido no mês para ver se terá retenção ou não?

FMN
Deus seja louvado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade