Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.524

Dimob - Empresa Individual Imobiliaria

Carla Carvalho

Carla Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 13:10

Boa Tarde,

Uma empresa Individual Imobiliária, sendo equiparada da pessoa física à Pessoa Jurídica, CNAE 68.10-2-01 (compra e venda de imóveis próprios), está obrigada a apresentar as declarações como a pessoa jurídica, porém gostaria de saber se o DIMOB ela está também?
O terreno já era a um bom tempo do proprietário, e agora que fez o loteamento, assim na venda de cada lote consta na escritura apenas pessoa física em ambas as partes o vendedor e cada comprador.
Está obrigada a apresentar o DIMOB?

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 28 julho 2013 | 02:37

1. Quem está obrigado a entregar a Dimob?

Pessoas jurídicas e equiparadas que comercializaram imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim; que intermediaram aquisição, alienação ou aluguel de imóveis ou realizarem sublocação de imóveis; bem como aquelas constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios, conforme determina o art. 1 º da Instrução Normativa SRF n º 694, de 13 de dezembro de 2006.

verifique se sua empresa se enquadrada na obrigatoriedade.

caso tenha mais duvida acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dimob/pergresp.htm#1

Carla Carvalho

Carla Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 15:08

Ok Johann Zamarian,

Obrigada pela ajuda, se a empresa for obrigada, e não tiver sido transmitida a Dimob, dentro de quanto tempo mais ou menos a pendência aparecerá?
Havia sido passado a informação de ela não estava obrigada, foi feito a consulta na situação fiscal e não à nenhuma pendência ainda.

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 16:13

Carla Cristina de Oliveira

A receita federal tem 5 anos para enviar uma cobrança.
o que pode ocorrer é a falta de cruzamentos de informações entre a pessoa fisica x cartorio x empresa x receita federal.

O Sistema da receita provavelmente não foi alimentado com essas informações e por isso nao consta nenhuma pendencia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade