Fadrick da Fonseca Leveghin
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Se um proprietário de uma empresa pedir um decore e comprovar 5 mil, quais impostos serão incidentes???
Comprovando via lucros recebido/livro caixa para o ano de 2013.
respostas 8
acessos 13.442
Fadrick da Fonseca Leveghin
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Se um proprietário de uma empresa pedir um decore e comprovar 5 mil, quais impostos serão incidentes???
Comprovando via lucros recebido/livro caixa para o ano de 2013.
Glerisson Gomes
Prata DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeGenivaldo Pires
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Complementando a resposta do colega Glerisson Gomes, Segundo a Lei 8.212, de 1991, sobre a distribuição de lucros não incide contribuição previdenciária, pois o valor é um retorno do capital investido pelo sócio na empresa. Já o pró-labore é a remuneração pelo trabalho dos sócios, portanto, há tributação.
Att,
Genivaldo
Fadrick da Fonseca Leveghin
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Obrigado pelas informações!
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeColegas,
Se o rendimento em questão for lucros, não estaria isento de INSS e Imposto de Renda?
Um abraço,
Genivaldo Pires
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde Rogerio de Souza Santos,
No caso de distribuição de lucros, não terá incidência de INSS, porém esta sujeito a incidência de IR na pessoa física, utilizando a tabela progressiva.
Lembrando que se você declara imposto de renda anualmente, o banco não pedirá decore, e na própria declaração você informa todos os rendimentos, inclusive os oriundos de distribuição de lucros e de juros sobre capital próprio. No caso de juros sobre capital próprio, é retido na fonte 15% de IR.
Att,
Genivaldo
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia,
Tem completa razão o Rogério,
desde Janeiro de 1996 os lucros quando pagos ou creditados estão isentos do imposto de renda na fonte e na declaração de rendimentos do beneficiário, pessoa física ou jurídica.
fonte: Artigo 10º da Lei 9249/1995, base legal dos artigos 654º, 662º e 666º do Regulamento do Imposto de Renda Decreto 3.000/1999 - para empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Real ou Arbitrado e
Artigo 14º da Lei Complementar 123/2006; Artigo 6º da Resolução CGSN 4/2007, com a redação dada pelo Artigo 2º da Resolução CGSN 14/2007; Artigo 131º da Resolução CGSN 94/2011 - para empresas do Simples Nacional
...
Tafarel Toledo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeExato Saulo, o imposto já é tributado pela PJ, portanto sobre os lucros e dividendos não existe incidencia aos sócios.
Genivaldo Pires
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, o que esta sujeito a tributação de IR é os juros sobre capital próprio, pois na declaração de imposto de renda pessoa física ficaria da seguinte forma:
Ficha: Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
- Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes
Ficha: Rendimentos sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva
- Outros rendimentos recebidos pelo titular (juros s/ capital próprio).
OBS.: Me desculpa por pensar e escrever diferente, graças a Deus que temos profissionais de excelência aqui no fórum, como Saulo Heusi e o Tafarel Toledo, que foram objetivos e na questão.
Abraço,
Cordialmente,
Genivaldo
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade