Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeCarlos Eduardo,
Veja se a resposta dada ao outro colega resolve o seu caso.
Um abraço,
respostas 46
acessos 13.261
Rogerio de Souza Santos
Veja se a resposta dada ao outro colega resolve o seu caso.
Um abraço,
Rogerio de Souza Santos
Geralmente, a prefeitura tem uma tabela para transferência de propriedade rural, como também valor MINIMO de terra nua, isto tudo de acordo com a região(corregos e etc), pois o valor pode variar dentro do próprio municipio.Aconselho também a se informar mais, inclusive com o próprio proprietário sobre o valor do bem, para evitar futuros problemas;
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Taigoh Feitosa
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoPessoal, fiz uma declaração atualizando os dados do ITR, porem a CND (rural) ainda está constando os dados do antigo proprietario. Alguem sabe com quantos dias atualiza ou se tem que ir ate a RFB?
Gabriel Aparecido da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente JurídicoColegas, boa tarde.
Alguém sabe me dizer qual é o período de prescrição da DITR?
Geralmente essas declarações entregamos somente dos 5 últimos exercícios, mais no site da receita federal estão disponíveis para download as declarações de 2006 a 2013.
www.receita.fazenda.gov.br
Fico no aguardo da ajuda dos colegas.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeTaigoh,
O proprietário anterior deverá pegar uma declaração chamada DIAT, no site da Receita Federal, preencher e entregar na mesma(receita), comunicando a venda do referido imóvel.
Um abraço,
Alvimar C Assumpção
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a) Gabriel Aparecido da Silva
O prazo para a RFB exigir as declarações são de 5 anos.
Gilmar da Silva de Carvalho
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, amigos
No caso desapropriação de terras rurais para uma entidade pública em 17-10-2013, como declarar essas informações no ITR 2014, sendo que no programa só aceita data de 2014. E sobre a área desapropriada eu desconsidero da área total, ou pago, o imposto sobre a área total em 2014. Em 2015 eu desconsidero as área desapropriada da área total.
Se alguém souber responder eu agradeço.
Rafael Carvalho Melo
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia Amigos,
Estava preparando a DITR 2014 de um cliente nosso e o mesmo informou que a propriedade rural da qual íamos declarar passou a ser em 2014 um imóvel urbano... neste caso como devo proceder?
Grato,
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia, Rafael
A DITR 2014 se refere a situação em 01/01/2014, se o imóvel se tornou urbano em 2014 após esta data, você deve transmitir a DITR 2014 normalmente.
Em 2015 você não declara mais, paga somente o IPTU, lembrando que você deve efetuar a baixa do Nirf na Receita Federal, para estar desobrigado de apresentação da DITR 2015.
Renan Dal Santo
Iniciante DIVISÃO 3 , EconomistaBoa tarde Pessoal,
estou com uma dúvida.
O cliente vendeu o território rural e agora precisa dar baixa do registro.
Pois o comprador do imóvel já efetuou novo registro, no caso agora o mesmo imóvel possui dois registros distintos.
Como faço para dar baixa neste registro? (É junto ao Incra?)
Obrigado.
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Caro Renan
Caso a venda tenha sido total, você deve fazer o DIAC- CANCELAMENTO no Site da Receita Federal do Brasil para dar baixa no Nirf, e apresentar a documentação exigida. Hoje você faz a solicitação de baixa pela internet e logo após faz o agendamento para levar a documentação comprobatória.
Entra no Site da Receita Federal - CIDADÃO -CADASTROS - CAFIR - lá você vai tirar todas as suas dúvidas.
No INCRA não precisa dar baixa, visto que, como o imóvel foi vendido total, o novo proprietário continuará com o mesmo número.
Romulo da Silva Chaves
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)tenho um terra para fazer a declaração do itr pela primeira vez só que não tenho o n° do nirf devido ser a primeira vez como procedo...
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRomulo,
provavelmente esta terra foi comprada de alguém, se a compra foi da propriedade toda, você deverá usar o mesmo nirf(do proprietário anterior), e na declaração há um quadro de aquisições/alienações que deverá ser preenchido constando os dados da compra. Agora, se a compra foi parcial(parte da propriedade), aí você deverá requerer um nirf junto a Receita Federal, é só preencher no site da Receita, imprimir e levar num posto da receita junto com a documentação da aquisição da terra.
a)quando a compra é total usa-se o mesmo nirf;
b)quando a compra é parcial, você terá que requerer um novo nirf; o nirf anterior continuará sendo do proprietário anterior, pois ele continuou como proprietário rural(vendeu só parte da terra).
abraços...
Romulo da Silva Chaves
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)obrigado rogério!!
Marcelo Yassuda
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite, estou fazendo pela primeira vez a DITR de um cliente. Por acaso está atrasado 2012, 2013 e 2014.
O Valor da Darf (código 1070) anual é de 10,00, no Sicalc Web novo, consigo gerar o calculo dos juros.
Já a multa por atraso (código 5300)na entrega tem que ser preenchido manualmente, na legislação diz que a multa não pode ser menos que R$ 50,00. Algum colega poderia me ajudar com essa questão, como fica o calculo de cada darf?
Micaelle Alves Rodrigues
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal estou na duvida se o imóvel é imune ou isento de ITR?
São 5,0 ha foi adquirido por R$ 18.000,00.
Pode me ajudar
Jessika Fonseca de Souza Braga
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar EscritórioOi pessoal,
estou com uma duvida... uma área recebida como herança em 14/04/2005 e em 30/10/2006 já foi vendida atual dono ja apresentou os ITR de todos os anos não há nenhum em atraso, só que ao receber a herança o proprietário abriu um NIRF só que não apresentou nenhum ITR agora esta cobrando ITR
de 2010 a 2014 .
o que fazer nesse caso ?
Jessika
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade